post image

Reconhecer o erro faz bem

Do ponto de vista evolutivo, o arrependimento por ter tomado uma decisa?o errada esta? associado a? preservac?a?o da espe?cie. Embora seja desagrada?vel, esse sentimento tem enorme importa?ncia, já que deveri?amos tirar dele lic?o?es e, assim, correr menos riscos de sofrer decepc?o?es quando novamente precisarmos fazer escolhas no futuro. Os mais habilidosos para tomar deciso?es contariam com uma espe?cie de “superioridade”, teriam maiores chances de viver mais, de forma sauda?vel, e, consequentemente, transmitir seus genes.

Hoje, numerosos estudos mostram que pessoas com lesa?o no lobo orbitofrontal apresentam grande dificuldade para tomar deciso?es que as beneficiem e, por isso, tendem a perder o emprego, sa?o incapazes de manter relac?o?es pessoais esta?veis e fazem repetidamente investimentos financeiros desastrosos. Pore?m, essa anomalia na?o resulta de falta de conhecimento, criatividade ou intelige?ncia.

O neurocientista Anto?nio Dama?sio, professor de psicologia e neurologia da Universidade do Sul da Califo?rnia em Los Angeles, acredita que o problema esta? relacionado a um de?ficit emocional. Esses pacientes seriam incapazes de produzir “marcadores soma?ticos”, isto e?, reac?o?es emocionais manifestadas quando antecipamos uma decisa?o, as quais nos previnem dos resultados prova?veis da escolha que nos preparamos para fazer (por exemplo, o desconforto que sentimos diante da ideia de repreender severamente um amigo).

Estudos desenvolvidos pela neuropsico?loga Angela Sirigu, em parceria com os neuroeconomistas Giorgio Coricelli e Nathalie Camille, enta?o do Centro Nacional de Pesquisa Cienti?fica (CNRS), sugerem que o arrependimento constitui um marcador soma?tico controlado primeiramente pelo co?rtex orbitofrontal – dai? leso?es nessa regia?o acarretarem conseque?ncias ta?o especi?ficas. Essa a?rea teria se tornado muito importante por conduzir todas as situac?o?es de escolha, produzindo os “arrependimentos antecipados” ? dai? a sensac?a?o desconforta?vel, uma espe?cie de “efeito colateral” de nossa capacidade de fazer escolhas. Inversamente, as pessoas incapazes de se arrepender tomam deciso?es que com freque?ncia lhes trazem dificuldades.

Fonte: Mente e Cérebro

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: