post image

Unicamp analisa corredores amadores e alerta para consumo ineficaz de suplementos

Uma pesquisa da Faculdade de Educação Física da Unicamp de Campinas (SP) analisou dois mil corredores amadores durante quatro anos e concluiu que o consumo de suplementos alimentares - carboidratos, proteínas, vitaminas e aminoácidos - por parte deles acaba sendo ineficaz. Metade dos participantes do estudo não faz acompanhamento com um profissional. Os pesquisadores perceberam que, ao longo dos anos de estudo, os corredores passaram a consumir mais "combustíveis" para treinar. Do total, 21% deles afirmaram consumir suplementos. No entanto, nem sempre o objetivo da substância tinha relação com o objetivo do esportista.

O estudo demonstrou que o indivíduo que treina por mais tempo, ou por uma quilometragem maior, consome mais suplementos. Salgado orienta que um profissional especializado ajuda a definir, inclusive, se a pessoa precisa dessa complementação alimentar, ou não.

31,4% sofreram lesões

O estudo também concluiu que 31,4% dos corredores amadores sofreram algum tipo de lesão e que as incidências de lesões são diretamente proporcionais à quantidade de treinos, segundo o pesquisador. O acompanhamento de um profissional pode fazer diferença nos treinos dos amadores, principalmente com relação ao desempenho e à saúde. Mas, desde que haja um tempo de recuperação adequado para cada estímulo do orientador.

"Quando a gente observa a característica dos corredores orientados, a gente observa que eles treinam mais. [...] Acredita-se que essa exposição proporciona maior chance de lesão. Então, o que é muito importante é associar o tempo de estímulo e o tempo de recuperação. Programar os treinos e programar as pausas. [...] É indispensável que tenha uma boa orientação", completa.

Diferença

Praticante de corrida há dois anos, o gerente de informática Marcelo Miyata buscou a atividade inicialmente para perder peso, mas não via evolução. Há um ano, percebeu que o acompanhamento de um profissional chama a atenção para o tempo de corrida e ajuda a traçar objetivos. "Toda vez que você faz por conta, você corre o risco de errar e fazer ou alguma coisa de menos, ou alguma coisa em excesso", diz o gerente.

Fonte: G1

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: