post image

Os seis alimentos mais ricos em sódio

O Ministério da Saúde e a Associação Brasileira da Indústria de alimentos (Abia) assinaram na última terça-feira um acordo para reduzir o sódio em uma série de produtos. A Associação de Consumidores (Proteste) considerou as metas tímidas. Para não depender de acordos, veja abaixo os alimentos que mais contêm sódio e procure evitá-los em sua dieta.
1. Enlatados
Vegetais enlatados são carregados de conservantes, molhos e outros condimentos que aumentam a quantidade de sódio. Há cerca de 730mg deste elemento em uma copo de creme de milho, ou 480mg em uma xícara (130g) de milho enlatado. Leia sempre a embalagem e opte por aqueles que possuem pouco ou nenhum sódio. 
2. Carnes embaladas
Uma olhada para a quantidade de sódio embutida em uma carne embalada deveria impedi-lo de levá-la ao caixa do supermercado. Duas fatias de carne seca tem até 362mg de sódio. Cuidado: uma carne embalada cuja etiqueta anuncia o produto como \"mais saudável\" pode ter ainda mais sódio. 
3. Biscoitos
Os populares petiscos são uma ameaça óbvia à dieta. Apenas 30g de batatas fritas têm 136mg de sódio. A mesma quantidade de biscoitos de queijo tem 240mg. Os biscoitos doces também são cheios de sódio. Duas unidades, ou 50g, contêm 83mg.
4. Prontos e pré-prontos
Eles são rápidos e fáceis. E, também, carregados de sódio. Um frango congelado de 140g pode ter 140mg de sódio. Uma porção de lasanha pronta (325g), por exemplo, contêm 1.421mg. Um pacotinho de macarrão instantâneo com 85g possui 1.357mg do elemento. E nem sempre uma versão mais \"light\" significa menos sal. Às vezes, isso quer dizer apenas que há menos gordura. É bom conferir a embalagem.
5. Molho de Tomate
Metade de um copo de molho de tomate contém 554mg de sódio - e isso não leva em conta a quantidade contida na massa. Procure versões do molho com a inscrição \"sem sódio\".
6. Embutidos e queijos
Embutidos como peito de peru, mortadela e presunto também são considerados ricos em sódio. Uma fatia e 1/3 de presunto, por exemplo, o equivalente a 30g, contém 143mg de sódio. Apenas uma unidade de salsicha tem 635mg. E os queijos não ficam atrás. Uma fatia de queijo prato contém 120mg. O cheddar possui ainda mais: uma fatia contém 345mg.
Fonte: O Globo
Compartilhar

Permito o uso de cookies para: