post image

Como aliviar os sintomas de ressecamento, sangramento no nariz e irritação nos olhos

Com o aumento do calor aumentam as queixas de irritação nas vias aéreas e, em alguns casos, ocorrem sangramentos no nariz. Os olhos também sofrem, com vermelhidão, lacrimejamento, coceira, sensação de corpo estranho, queimação, fotofobia e visão borrada. Durante uma semana, a pneumologista Marina Andrade Lima, coordenadora da Unidade de Pesquisas Clínicas em Pneumologia da UFRJ e diretora científica da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, respondeu as principais dúvidas sobre o assunto. As perguntas mais representativas foram selecionadas e respondidas e as principais dicas estão reunidas aqui.

Segundo ela, o ar precisa estar na temperatura ideal e úmido para chegar aos pulmões, e parte deste equilíbrio acontece no nariz, mas em tempo muito seco não há como compensar, explica a médica. Para evitar o sangramento no nariz, uma boa dica é colocar uma bacia com água no quarto, principalmente quando estiver usando ar-condicionado ligado. A pneumologista recomenda ainda usar qualquer formulação de soro fisiológico a 0,9% sob a forma de spray ou gotas nas narinas. Os asmáticos e as pessoas que sofrem de rinite podem ter mais dificuldades para respirar nesses dias e, portanto, devem procurar um pneumologista se apresentarem piora do quadro.

A secreção com sangramento pode indicar sinusite ou rinite, entre outras causas. Para a umidificação das vias aéreas inferiores, pode-se fazer a nebulização apenas com soro fisiológico a 0.9%.

- Apenas pessoas saudáveis não precisam fazer nebulizações diárias com soro fisiológicos. O vaporizador pode ser usado a qualquer hora, tendo-se o cuidado de mantê-lo limpo - alerta Marina.

Para evitar a garganta seca durante este período, ela recomenda beber muito líquido, água de preferência. É importante também manter o nariz desobstruído, pois a respiração à noite pela boca resseca mais ainda a garganta.

- O nariz e as vias aéreas superiores ressecados aumentam a chance de infecções - diz.

Já a síndrome do olho seco, devido à baixa umidade do ar, é consequência da maior evaporação da camada aquosa do filme lacrimal. As mulheres na menopausa, os idosos, quem trabalha muitas horas no computador, portadores de doenças autoimunes, usuários de lentes de contato ou alguns medicamentos (antialérgico, antidepressivo, diurético, entre outros) são mais propensos à síndrome. Sem tratamento logo no início do desconforto, a pessoa fica mais propensa a alergias e conjuntivites. Isso porque, a lágrima tem a função de proteger os olhos das agressões ambientais.

- Um erro comum é pingar soro fisiológico nos olhos para diminuir o ressecamento. O sal do soro aumenta a irritação. Além disso, a solução não contém conservante e depois de aberta se transforma em campo fértil para o crescimento de bactérias e fungos que contaminam a córnea e a conjuntiva - afirma.

Para prevenir o ressecamento da lágrima, o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto sugere beber água com frequência, comer mais frutas verduras e legumes ricos em vitamina A e E, colocar vasilhas com água nos ambientes, ingerir mais ômega 3 (encontrado em nozes, semente de linhaça, salmão e sardinha), evitar ambientes com ar condicionado, manter os ambientes livres de poeira, desviar os olhos da tela do monitor por 5 a 10 minutos a cada hora, piscar voluntariamente quando usar o computador e proteger os olhos com óculos apropriados nas atividades externas.

Manter a casa sempre limpa, sem cortinas ou carpetes, também ajuda. A limpeza deve ser feita diariamente com pano umedecido. Evite limpar armários ou locais com mofo; use capas antialérgicas nos colchões e travesseiros.

Fonte: O Globo

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: