post image

5 aplicativos para crianças com autismo

Visuais e intuitivas, essas ferramentas podem facilitar e estimular as habilidades de comunicação e interação dos pequenos com transtorno do espectro autista (TEA), além de ajudar a reduzir o estresse causado por dificuldades de linguagem e eventuais mudanças na rotina.

1. Para lidar com mudanças: Minha rotina especial 

Em português, ajuda a organizar atividades do dia a dia e a diminuir a ansiedade quando necessária a inclusão de uma atividade diferente, como visita ao médico ou uma viagem. Segue a linha da ferramenta First Then, permitindo planejamento detalhado e instrução para o passo a passo de atividades, mesmo as mais simples, como ir ao banheiro e escovar os dentes. Não é gratuita, disponível para Android e iPad: www.minharotina.com.br

2. Comunicação rápida: Tobii 

Totalmente baseado em símbolos muito objetivos, permite a comunicação rápida de necessidades para crianças com TEA que não se expressam verbalmente. Possibilita construir frases específicas e informar sobre necessidade de ida ao banheiro, dores, fome, vontades, preferências por lugares e atividades. É possível baixar preview gratuito em português no iTunes: apple.co/2unyS5L.

3. Tradução de comandos em voz: Livox

Vencedor de prêmio da ONU de melhor aplicativo de inclusão, o Livox (Liberdade em voz alta) foi criado pelo analista de sistemas pernambucano Carlos Pereira, pai de uma menina com paralisia cerebral, e já traduzido para 25 línguas. Traduz para comandos em voz símbolos tocados na tela pelo usuário. A vantagem é que possibilita a comunicação de pessoas não apenas com dificuldades de comunicação, mas também motoras. Já conta com repertório de mais de 12 mil imagens, que direcionam para alternativas bem específicas. Por exemplo, a criança pode escolher comer uma massa e o tipo de molho. Disponível em www.livox.com.br, conta com informações específicas para usar o aplicativo de acordo com o tipo de deficiência da criança. 

4. Fazer relatos: Story Creator 

Permite a criação de histórias rápidas para que a criança se comunique e conte suas vivências por meio de desenhos, com a possibilidade de inserir fotografias e convidar um adulto para narrar a história desenhada. Pode ser adquirido pelo iTunes: apple.co/2ueevr2.

5. Mensagens instantâneas: Tippy Talk

Em inglês, mas totalmente visual, permite a comunicação instantânea por celular entre crianças com TEA e os pais ou outros adultos. A criança pode montar frases com símbolos, que chegam por mensagem de texto ao celular da pessoa com quem ela deseja se comunicar. Pode ser baixado na Google Play ou na Apple Store: www.tippy-talk.com.

Fonte: Mente e Cérebro

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: