post image

Museu do Piauí recebe o 9º Salão Medplan de Humor

O Museu do Piauí recebe até o dia 20 de outubro a exposição com as 40 obras selecionadas do 9º Salão Medplan de Humor. A exposição teve como tema "Casamento" e circula por vários pontos no estado como escolas, faculdades e outros espaços públicos, levando a proposta de oferecer ao público reflexões em forma de arte e de bom humor. Este ano, a edição contou com a participação especial do caricaturista Luiz Carlos Fernandes, de São Paulo. Ele integrou a comissão que escolheu o trabalho vencedor na categoria de caricaturas e falou sobre o carinho que tem por Teresina. O evento totalizou R$ 14.000,00 em dinheiro em premiação.

A 9ª edição contou com 1360 ilustrações de artistas da Argélia, Espanha, Argentina, Áustria, Austrália, Bélgica, Bósnia, Indonésia, China, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Checa, Egito,Estônia, Itália, França, Alemanha, Grécia, Guatemala, Índia, Croácia, Irã, Israel, Cazaquistão, Kosovo, México, Sérvia, Nigéria, Peru, Filipinas, Polônia, Portugal, Romênia, Rússia, Eslováquia, Turquia, Ucrânia e Uruguai - além claro, dos brasileiros, garantindo, desta forma, o recorde em quantidade de ilustrações e de países.

Vencedores

O vencedor desta edição foi Engin Selçuk, da Turquia, com um desenho muito romântico e traço refinado retratando uma cena de Titanic (título da obra) com um casal de idosos. Ele levou o prêmio máximo de R$ 5 mil reais. O segundo colocado que ganhou também o Prêmio Internet foi o brasileiro de Joinville-SC, Paulo Sergio Jindelt, com bem-humorada obra Ovelha agarrada. Ele ganhou RS 5 mil reais no total.  O Prêmio caricatura foi conquistado por Duarte (São Mateus-MA) com uma ilustração de Oscar Niemeyer feito inteiramente com caneta "bic".

image

A Casa

O Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes (MUP) possui acervo diversificado que compreende desde o período pré-histórico ao contemporâneo. A reforma, iniciada em junho de 2016, contemplou melhorias na estrutura física, além da implantação de um novo projeto museográfico. O palácio situado no centro de Teresina ganhou novas salas, além de pinacoteca (galeria de pinturas) e recursos didáticos que auxiliarão no ensino-aprendizagem. Integram o acervo de quase 7 mil peças: artefatos pré-históricos, como peixes e troncos fossilizados, louças da Companhia das Índias, porcelanas chinesas e inglesas, mobiliário e quadros do século XIX, como a famosa tela de “Dom Pedro II” de Victor Meirelles, além de obras de arte contemporânea de renomados artistas piauienses e nacionais importantes como Afrânio Castelo Branco, Liz Medeiros, Nonato Oliveira, Gabriel Archanjo, Hostyano Machado, Amaral, Dalva Santana, Josefina Gonçalves, Dora Parentes, Victor Meirelles de Lima, entre outros, dentre outros. Também são encontrados no acervo do Museu: cédulas, moedas, medalhas, indumentárias da guarda nacional, machados primitivos, urna funerária, arcos, flechas, artesanato piauiense, entre outras peças de relevância cultural. A novidade são os pertences de comunidades remanescentes indígenas do Piauí: Tabajara e Cariri.

8º Salão Medplan de Humor no Museu do Piauí
Praça Marechal Deodoro, S/n - Centro (Sul), Teresina - PI, 64000-050
Telefone: (86) 3221-6027

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: