post image

Dieta gordurosa do pai interfere na qualidade dos espermatozoides

Você já deve ter lido por aí como hábitos da mãe (fumar, beber, comer mal…) interferem na saúde do feto, tornando-o mais suscetível a doenças ao longo da infância e vida adulta. Mas pouco se falava sobre o pai. Bem, isso começou a mudar. Um estudo conduzido na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo abriu os olhos de pesquisadores do mundo todo para a influência da alimentação paterna no bem-estar de seus herdeiros – especialmente quando o assunto é câncer.

O trabalho é assinado pela bióloga Camile Castilho Fontelles, que atualmente faz pós-doutorado na Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos. Primeiro, ela separou ratos machos em três grupos. Para um, ofertou uma dieta turbinada com banha de porco, representando a gordura saturada, vista como mais traiçoeira para a saúde. A segunda turma recebeu uma alimentação com doses extras de óleo de milho, fonte de gorduras poli-insaturadas – essas são encaradas como benéficas. O terceiro grupo, o controle, ficou na dieta básica, contendo todos os nutrientes essenciais para o crescimento adequado dos bichos.

Os animais foram cruzados com fêmeas alimentadas de forma padrão. A prole resultante desse cruzamento também comeu o necessário para se desenvolver de maneira saudável. “A ideia era realmente isolar a dieta do pai”, explica Camile. Com 50 dias, induziu-se o câncer de mama na prole feminina.

Inicialmente, a pesquisadora esperava que as duas dietas com alto teor de gorduras aumentassem o risco de o tumor se desenvolver. Mas isso aconteceu só nas filhotes dos machos que receberam a gordura de origem animal – ou seja, a saturada da banha de porco. “Já na prole dos que ingeriram a gordura vegetal, vinda do óleo de milho, notamos menor número de tumores e taxa de crescimento mais lenta. Isso sugere um efeito protetor”, relata Camile.

Por que a saturada foi pior

De acordo com a autora da experiência, os pais que abusaram dessa versão de gordura apresentaram mais adiposidade principalmente na área do testículo e do epidídimo, tubo no qual o esperma é armazenado. “E isso interfere na qualidade dos espermatozoides”, descreve Camile. Essa é uma das hipóteses consideradas capazes de explicar por que a prole desses animais acabou prejudicada.

Para o professor Thomas Ong, do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC – Food Research Center), orientador do projeto, não significa que, a partir de agora, todos devem se entupir de óleo de milho. “Ele pode exercer outras alterações metabólicas. O que aprendemos é que não podemos classificar todas as gorduras da mesma maneira”, reflete. “Esperamos que os estudos avancem até o ponto em que a gente entenda qual a combinação ideal dessas substâncias para favorecer a saúde de pais e filhos”, comenta.

O pai em foco

Além de ter recebido o Prêmio Tese Destaque da USP 2017 na área de Ciências Agrárias, a pesquisa de Camile ganhou repercussão internacional. Faz sentido: até então, muito se falava sobre a influência da mulher na saúde dos filhos. “O que é compreensível. Afinal, a interação feto-mãe é profunda”, reconhece Ong. Ora, além dos nove meses passados dentro do útero, o bebê ainda é amamentado após vir ao mundo. “Mas o que precisamos descontruir é o conceito de que o pai tem papel neutro”, reforça.

Segundo Thomas Ong, a ciência está percebendo que os hábitos do homem no momento da pré-concepção (nutrição, tabagismo, sedentarismo e por aí vai) podem afetar a forma como os espermatozoides são produzidos. “Esse processo envolve um fenômeno epigenético”, diz. Oi? O expert está se referindo a modificações que podem ser transmitidas para as próximas gerações, mas que não alteram o DNA em si. Elas basicamente interferem nas ordens que o código genético dá para o corpo – podem desligar um gene ou, por outro lado, superativar outro.

Mas nem tudo está perdido

Calma: dá para reverter os estragos. “Ao melhorar a nutrição de um homem obeso, por exemplo, é possível normalizar as alterações epigenéticas no esperma”, informa Ong. “Ou seja, não é definitivo. Dá para agir e se cuidar”.

Embora a pesquisa tenha sido feita com animais – a ideia é avançar para estudos com humanos –, ela deixa mensagens importantes. Uma é que existe uma janela de oportunidade para começar a prevenir o câncer (e outras doenças) bem no início da vida. “A outra é que, antes de engravidar, seria interessante que tanto a mulher como o homem se cuidassem mais. Hoje, esse papel fica muito mais restrito a elas”, aponta Ong.


Fonte: Saúde

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: