post image

As vantagens de lavar o nariz todos os dias

O que você faz quando acorda?

Muito provavelmente vai ao banheiro, lava o rosto e escova os dentes. Tudo certo, posto que à noite acumulamos secreções e o hálito fica mais intenso. O nariz, no entanto, é geralmente esquecido. 
Não é rotina comum das pessoas lavar o nariz mais de uma vez ao dia. Não deveria ser assim. Importante saber que lavar o nariz é tão importante quanto escovar os dentes. Um sorriso com dentes sujos ou mal cuidados chama a atenção de todos em um segundo. O nariz sujo por dentro ninguém vê, nem percebe. Por isso, sua higiene é mais descuidada. No entanto, estudos científicos atuais apontam as vantagens do hábito de lavar o nariz todos os dias.

Adultos e crianças têm em geral mais de uma doença respiratória por ano. Crianças pequenas chegam a ter de 6 a 11 episódios anuais. Resfriado, gripe, rinite, sinusite, otite, faringite ou amigdalite, por exemplo, nos acometem sem aviso prévio, e já fazem parte da rotina de vida de cada um de nós alguns dias ao longo de cada ano. 

Os agentes infecciosos que causam estas doenças – geralmente vírus e/ou bactérias- entram em nosso organismo pela mucosa respiratória do nariz e da orofaringe. Isso significa que o nariz é nossa primeira linha de defesa. Combater estes agentes agressores na porta de entrada é sempre muito mais aconselhável e mais fácil do que quando já entraram – e se multiplicaram- em nosso organismo.

Nosso primeiro “guardião” é o nariz, que desempenha as importantes funções de filtrar, aquecer e umidificar o ar. Mas mais que tudo, tem a missão de nos defender. Por dentro, o nariz é um verdadeiro labirinto anatômico, assim formado para dificultar a entrada de microrganismos. Além disso, o nariz produz uma camada de muco que dificulta a aderência destes agentes na mucosa, impedindo sua entrada. Como se fosse uma “cola” espessa.

E tem mais: a mucosa é forrada por cílios -como uma vassoura mesmo. Esses cílios são muito pequenos e batem na incrível velocidade de 700 batimentos por minuto. Eles têm a missão de “varrer”, no sentido de dentro para fora, as impurezas e os agressores que entram.

O ar que respiramos é sujo. Essa sujeira toda, se não retirada, “gruda” na mucosa e atrapalha todo o mecanismo de defesa. Os cílios batem em velocidade muito menor, isto é, 300 por minuto e a camada de muco fica mais espessa, atrapalhando a remoção das impurezas.

Por isso, é essencial adquirirmos o hábito de lavar o nariz todos os dias. Idealmente, pelo menos 2 vezes ao dia: no período da manhã e à noite. Esta sujeira do ar precisa sair para garantir a higidez da mucosa. Esse hábito “turbina” nossas defesas. De fato, estudos mostram que quem lava cotidianamente o nariz tem muito menos doenças respiratórias. Com uma seringa (SEM AGULHA) de 10ml, aplique um jato de soro dentro do nariz e em seguida o assoe. 

Não esqueça: ao lado de sua escova de dentes, coloque um frasquinho com soro fisiológico e faça sua limpeza nasal todos os dias.

Fonte: G1

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: