post image

Teste do Facebook em 6 países derruba audiência de sites de notícias

O Facebook provocou reação de editores ao redor do mundo ao iniciar um teste em seis países, na semana passada, tirando as páginas de mídia e outras do feed de notícias – que passou a priorizar amigos e conteúdo pago. O teste é restrito a pequenos países de América Latina (Guatemala e Bolívia), Europa Oriental (Eslováquia e Sérvia) e sul da Ásia (Sri Lanka e Camboja). Neles, as Redações perceberam quedas de audiência a partir do dia 19. No sábado, o jornalista Filip Struhárik, do eslovaco "Denník N", publicou um texto de alerta, em inglês, que repercutiu a ponto de forçar uma série de respostas de Adam Mosseri, o diretor mundial do feed de notícias.

Em seu texto, Struhárik relatou a "maior queda em alcance orgânico no Facebook" já registrada. As 60 maiores páginas de mídia do país teriam caído para menos da metade das interações (curtidas, comentários e compartilhamentos). A média diária de 2.000 interações, até o dia 18, teria baixado para 800, a partir do dia 19.

Posteriormente, Struhárik informou que a queda era "menos significativa" nas publicações eslovacas de "grande mídia", que têm mecanismos próprios "fortes" de propagação de conteúdo, como home pages, notificações e newsletters.

Entre as conclusões iniciais tiradas por editores, tanto os atingidos como aqueles de outros países, a principal foi que será preciso pagar ao Facebook para se manter no feed de notícias –e veículos menores tenderão a desaparecer.

Mosseri, do Facebook, respondeu a Struhárik via Twitter, dizendo que "não é um teste global e não há planos para que seja". Posteriormente, ele acrescentou que "não existem planos no momento para cobrar das páginas por sua distribuição no feed de notícias".

image


Fonte: Folha

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: