post image

Pesquisa descobre mecanismo capaz de controlar transtornos de ansiedade

Uma pesquisa publicada nesta sexta-feira na "Nature Communications" mostra que o cérebro precisa produzir uma substância específica relacionada à memória para afastar pensamentos indesejados, podendo controlar, assim, transtornos de ansiedade. O achado é considerado importante porque possibilita o desenvolvimento de remédios que simulem a substância e sejam capazes de controlar a ansiedade.

A substância encontrada é um neurotransmissor — responsável pela comunicação entre neurônios, já que eles não se tocam. Os pesquisadores identificaram que o neurotransmissor GABA (ácido gama-aminobutírico, na sigla em inglês) precisa estar em altas concentrações para que pensamentos do passado fiquem sob controle.

Segundo os cientistas que participaram da pesquisa, isso pode ajudar a explicar distúrbios de ansiedade e condições mais gaves, como a esquizofrenia.

Essas condições frequentemente têm como sintoma uma avalanche de pensamentos "intrusos" que podem ter em sua raiz disfunções na produção dessa substância: a invasão de pensamentos negativos, quando não estamos solicitando a memória voluntariamente, é um dos principais gatilhos para transtornos de ansiedade.

— Nossa capacidade de controlar nossos pensamentos é fundamental para o nosso bem-estar — diz Michael Anderson, autor do estudo e pesquisador da Universidade de Cambridge. — Quando essa capacidade se rompe, ela causa alguns dos sintomas mais debilitantes de doenças psiquiátricas: memórias intrusas, alucinações, ruminações e preocupações patológicas e persistentes.


Fonte: O Globo

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: