post image

Uso do DIU reduz em um terço os riscos de câncer cervical

O Dispositivo Intrauterino, conhecido popularmente pela sigla DIU, é um importante método anticoncepcional, mas também oferece proteção ao câncer cervical, o terceiro mais comum entre as mulheres. Segundo um estudo da Universidade do Sul da Califórnia, o uso do DIU está associado a uma redução de um terço nos riscos de desenvolvimento deste tumor. — O padrão que encontramos foi impressionante. Não foi sutil — disse Victoria Cortessis, professora associada da Escola de Medicina Keck, da USC, e líder da pesquisa publicada na revista “Obstetrics & Gynecology”. — A possibilidade de uma mulher experimentar alguma ajudar para o controle do câncer ao mesmo tempo em que está tomando decisões contraceptivas é potencialmente muito impactante.

Cortessis e sua equipe analisaram dados de 12 estudos envolvendo mais de 12 mil mulheres em todo o mundo. Os resultados apontam que o DIU está relacionado a uma incidência um terço menor de câncer cervical. Entretanto, os motivos para tal efeito protetivo ainda são desconhecidos. Alguns cientistas especulam que a colocação do DIU estimula uma resposta imunológica no cérvix uterino, dando ao organismo uma oportunidade de combater possíveis infecções pelo vírus HPV, responsável por mais de 90% dos casos da doença.

Outra possibilidade é que quando o DIU é removido, células infectadas pelo HPV ou alterações pré-cancerígenas também sejam retiradas. Segundo Cortessis, a busca por essa explicação é o próximo passo do estudo. Hoje, o uso do DIU ainda não pode ser indicado como método de se evitar o câncer cervical, mas está no horizonte.

— Se pudermos demonstrar que o corpo cria uma resposta imune à colocação do DIU, por exemplo, então poderíamos investigar se o DIU pode limpar uma infecção persistente por HPV em estudo clínico — explicou Laila Muderspach, coautora do estudo. — Os resultados são excitantes. Existe um tremendo potencial.


Fonte: O Globo

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: