post image

Frutas, genes e microbiota: como você vai comer melhor no futuro

Na última terça-feira (28 de novembro), aconteceu em São Paulo o Prêmio Saúde 2017, que reconheceu os melhores trabalhos brasileiros na área da nutrição. Todas as iniciativas inscritas foram julgadas por uma seleção de experts de diversas universidades e instituições do país inteiro. Abaixo, alguns pontos relevantes de quatro dos jurados do evento. Perguntamos a eles quais foram as grandes notícias do mundo da alimentação em 2017 e as tendências para os próximos anos. Confira as respostas abaixo:

Um mundo obeso

 

“O ano de 2017 foi muito difícil para a pesquisa em razão do corte de financiamentos. Mesmo assim, nossos cientistas tiveram a preocupação de produzir conhecimento sobre o comportamento alimentar e como os hábitos de vida influenciam a nossa saúde”. “É o exemplo do efeito de nossos costumes no surgimento da obesidade, do excesso de peso, do diabetes e das doenças cardiovasculares. Avançamos bastante nesse sentido.”

Sonia Tucunduva Phillipi - Nutricionista, professora e pesquisadora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

 

Epidemia de notícias falsas

“A área de genômica, ou a relação entre aquilo que comemos e a expressão dos genes no DNA é uma grande descoberta que ainda vai dar muito o que falar. Mas gostaria de chamar a atenção para o mundo das notícias.” “Tem muita gente que fala sobre nutrição e acha que entende do assunto só porque come. Não é bem assim. Sempre vemos surgir o demônio da vez, ou seja, algum alimento que faz mal e deve ser abolido da dieta.” “Depois de um tempo, eles vão embora para que apareçam outros vilões. Precisamos transmitir informações mais corretas para a população.”

Olga Amancio - Nutricionista, professora da Universidade Federal de São Paulo e presidente da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição

 

Carboidrato desce, frutas sobem

“Gostaria de destacar dois estudos que tiveram grande repercussão. O primeiro deles é chamado de Pure. Ele mostrou como a diminuição do consumo de carboidratos [pães, doces e massas, por exemplo] e o aumento na ingestão de gordura insaturada [presente em azeite, linhaça e abacate] têm um impacto muito maior na saúde do que simplesmente diminuir a gordura saturada [presente em carne vermelha, queijo e leite].”

“Outra pesquisa importante mostrou que a famosa recomendação de comer cinco porções de frutas e verduras por dia diminui mesmo o risco de doenças cardiovasculares. O problema é que no Brasil nós consumimos um terço disso. É muito pouco. Precisamos incluir pelo menos um vegetal em toda refeição que fazemos.”

Marcia Gowdak - Nutricionista, diretora do Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

 

Os bichos que vivem no nosso intestino

“O grande avanço da nutrição está no conhecimento sobre microbiota, o conjunto de bactérias que vive no intestino, e o uso potencial dos prebióticos e dos probióticos. Cada vez mais se observa a importância deles na manutenção da saúde, na prevenção das doenças e até mesmo no tratamento de vários problemas. Os trabalhos demonstram que a saúde do intestino influencia em outras áreas do organismo, como o cérebro, o fígado, a pele, os pulmões e até os ossos.” “No nosso país, precisamos estabelecer o perfil da microbiota do brasileiro saudável. Assim, poderemos comparar aqueles que têm desequilíbrios na flora com um banco de informações do que é normal. Esse é um passo absolutamente fundamental.”

Dan_Waitzberg - Médico cirurgião, professor do Departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e diretor-presidente do Ganep – Nutrição Humana


Fonte: Saúde

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: