post image

O estilo de vida influencia o aparecimento das varizes?

As varizes são veias superficiais dilatadas, tortuosas e alongadas que acometem os membros inferiores. São mais comuns em mulheres na proporção de 4 para 1 homem. A ação hormonal e o fator genético são muito importantes para o seu surgimento. No entanto, alguns hábitos e comportamentos podem propiciar o problema. O excesso de peso, por exemplo, já é considerado um fator desencadeante de varizes. Quem está com quilos a mais tende a reter hormônios, contribuindo para o acúmulo de líquidos e dificultando a circulação. Portanto, manter o peso é uma medida de prevenção às varizes — especialmente para quem possui predisposição.

O tipo de emprego também influencia nessa história. A maior taxa de varizes costuma ocorrer entre as pessoas que trabalham grande parte do tempo em pé. Entretanto, esse risco pode ser reduzido se o indivíduo andar no decorrer do expediente, o que sugere que a caminhada ajuda a prevenir o agravamento do quadro. Ao movimentar as pernas, a panturrilha e os demais músculos dos membros inferiores funcionam como uma espécie de bomba, pressionando as veias e propiciando o retorno do sangue.

Profissões que exigem constante levantamento de pesos também podem contribuir para o aparecimento de varizes. Nessas situações de maior risco, a meia elástica exerce um papel importante no alívio dos sintomas, como dores, inchaço e sensação de peso nas pernas no fim do dia. É válido esclarecer que o uso do salto alto ou a depilação com cera quente não desencadeiam varizes.

O tabagismo e o consumo de álcool não estão relacionados à piora do quadro, mas, de modo geral, contribuem bastante para o agravamento de problemas nas artérias. Por isso, parar com o cigarro e moderar na bebida seguem conselhos bem-vindos.

Para amenizar os sintomas de peso e cansaço nas pernas, o médico poderá prescrever a meia elástica, avaliando a compressão correta caso a caso, e indicar exercícios com os tornozelos e o hábito de colocar as pernas para cima no fim do dia para auxiliar na diminuição do inchaço.


Fonte: Saúde

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: