post image

Dormir e acordar no mesmo horário ajuda a manter um peso saudável

Pesquisas anteriores já haviam comprovado que dormir pouco pode afetar o peso, mas um novo estudo aponta que o horário que você dorme e acorda também pode influenciar na gordura corporal. As principais conclusões do estudo foram publicadas a versão online da revista American Journal of Health Promotion.
O professor de ciência do exercício Bruce Bailey estudou mais de 300 mulheres de duas grandes universidades dos Estados Unidos ao longo de várias semanas e descobriu que aquelas que tinham os melhores hábitos de sono também tinham os pesos mais saudáveis.
Manter uma rotina no horário de ir dormir e, especialmente, na quantidade de horas dormidas está relacionado a um baixo teor de gordura corporal. Já dormir menos de 6,5 horas ou mais de 8,5 horas por noite é associado a maior gordura corporal. A qualidade do sono também é importante para a composição do corpo.
As mulheres que participaram do estudo foram avaliadas primeiramente pela sua composição corporal. Em seguida, receberam um rastreador para gravar seus movimentos durante o dia e seu padrão de sono durante a noite. Os pesquisadores acompanharam os padrões de sono das participantes, com idades entre 17 e 26 anos, durante uma semana.
A descoberta mais surpreendente do estudo, segundo os pesquisadores, foi a relação entre a consistente rotina nos horários de ir dormir e acordar e o peso corporal. As participantes que foram dormir e acordaram no mesmo horário todos os dias apresentaram menor gordura corporal. Aquelas que tinham uma diferença de mais de 90 minutos nestes horários durante a semana apresentaram mais gordura que aquelas com 60 minutos de variação no horários.
O horário de acordar foi particularmente associado ao peso do corpo. Aqueles que acordaram no mesmo horário todos os dias tiveram menos gordura. Ficar acordado até tarde ou mesmo dormir até tarde pode fazer mais mal que bem, segundo o pesquisador Bailey.
\"Nós temos um relógio interno e não permitir que ele entre em um padrão tem um impacto em nosso fisiologia\", afirmou Bailey.
O pesquisador ressalta que ter padrões na hora de dormir é como ter uma boa higiene do sono. Quando essa higiene é alterada, os padrões de atividade física podem ser alterados, assim como alguns hormônios relacionados ao consumo de alimentos, contribuindo para o excesso de gordura no corpo.
Bailey e sua equipe também descobriram que há um ponto ideal para a quantidade de sono: aqueles que dormiram entre 8 e 8,5 horas por noite tinham menos gordura corporal. A qualidade do sono também mostrou um forte ligação com o peso. Quanto melhor a qualidade, menor o peso.
Para ter mais qualidade no sono, Bailey recomenda fazer exercícios físicos, dormir em um local com temperatura agradável, silencioso e escuro, e usar a cama somente para dormir.
Fonte: Zero Hora
Compartilhar

Permito o uso de cookies para: