post image

Macarrão tem baixo índice glicêmico e pode ser considerado `bom carboidrato´, diz estudo

O macarrão não contribui para o ganho de peso quando aliado à uma dieta saudável. Isso porque ele induz menos picos de açúcar que os chamados carboidratos, mais facilmente absorvidos na corrente sanguínea. A conclusão é de estudo de revisão publicado nesta terça-feira (3) no "British Medical Journal". Essa característica do macarrão é importante para muitas dietas - já que o pico de açúcar no sangue induz à maior produção de insulina (hormônio que ajuda a transformar o alimento em energia).

A questão com o hormônio é que, quanto mais ele é produzido, maior o apetite posterior à ingestão do alimento e maior a possibilidade de armazenamento de gordura. A informação sobre o baixo índice glicêmico do macarrão não é exatamente nova, mas alguns estudos já haviam apontado resultados divergentes sobre o assunto.

A diferença é que agora pesquisadores do Hospital St. Michael no Canadá fizeram uma pesquisa de meta-análise: quando cientistas estudam cuidadosamente o resultado e a metodologia utilizada em outras pesquisas para que se chegue a um consenso científico.

O que é índice glicêmico (IG)

O índice glicêmico indica a capacidade que um alimento tem de induzir o aumento da glicose no sangue
Esse índice vai depender da característica da comida: geralmente, aquelas com mais fibras e integrais, costumam ter índice mais baixo.
Pessoas em dieta costumam evitar alimentos com IG muito alto, já que eles contribuem para o armazenamento de gordura e aumentam o apetite.
Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes

A maior parte dos estudos comparou pessoas que comeram macarrão com aquelas que não integravam o alimento à dieta. Para eliminar diferenças relacionadas a outros alimentos, os cientistas escolheram os estudos em que todos os participantes aliavam a massa a dietas saudáveis.

As pessoas envolvidas nos estudos comeram, em média, 3,3 porções de massa por semana em vez de outros carboidratos. Uma porção é igual a meia xícara de massa cozida. Depois de um acompanhamento médio de aproximadamente 12 semanas, participantes não só não ganharam peso como perderam cerca de meio quilo.

O pesquisador pontua que os estudos não estavam procurando medir a perda de peso, mas demonstrar se a adoção de uma dieta com macarrão contribuía para o ganho.


Fonte: G1

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: