post image

Número de mortes de motociclistas aumentou quase 1000% em 15 anos

Um número assustador sobre os acidentes com motos: uma pesquisa mostra que o número de mortes de motociclistas no país aumentou quase 1000% nos últimos 15 anos. Segundo o Ministério da Saúde, os acidentes são responsáveis por mais da metade das internações nos hospitais públicos. Só em 2012 foram gastos mais de R$ 100 milhões para socorrer vítimas de acidentes com motos.

Um acidente parou uma das principais avenidas do Distrito Federal na quinta a noite. O motorista do ônibus não viu a moto e arrastou um sargento do Corpo de Bombeiros por mais de 200 metros. Cenas parecidas se repetem pelo país. Dados do Mapa da Violência do Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos mostram que o número de motociclistas mortos em acidentes cresceu 932% de 96 a 2011.

A região Nordeste lidera o ranking de mortes. O Piauí é o recordista, com quase 70 mortos a cada cem mil habitantes. Logo atrás vem a Paraíba, com 65, e Sergipe, com 59.

Para o governo o que preocupa não é só o número de mortos, mas também o número de internações. No ano passado, mais da metade das vitimas socorridas nos hospitais públicos conduzia uma moto ou era passageiro.

O SUS gastou com os motociclistas acidentados mais de R$ 100 milhões, quase o dobro do que foi gasto com as vitimas de atropelamentos.
Basta dar um volta pelas ruas de Teresina para perceber o perigo. 

Motociclista de capacete é raridade. E o resultado aparece no hospital de emergências, que só neste ano atendeu mais de 10 mil pessoas. É o equivalente a 80% dos atendimentos, uma média de 46 por dia.
“A frota de motocicleta no país cresceu muito rapidamente. Não só nas grandes, mas nas pequenas cidades também e áreas rurais. Isso faz com que tenhamos uma parte grande desses motociclistas inexperientes, não têm um treinamento adequado, não usam capacete, não usam equipamentos de proteção”.

Segundo o Ministério da Saúde, nos últimos dez anos as internações por acidentes envolvendo motociclistas aumentaram quatro vezes.
Fonte: Bom Dia Brasil
Compartilhar

Permito o uso de cookies para: