post image

Benefícios do exercício independem de idade

Para quem diz que não dá mais tempo de começar uma atividade física, já que por toda a vida foi sedentário, uma nova pesquisa prova que a prática sempre é bem vinda. Começar a se exercitar aos 60 anos ajudará a evitar problemas de saúde. Um estudo publicado no “British Journal of Sports Medicine” acompanhou 3.500 pessoas saudáveis que estavam perto de se aposentar.
Aqueles que faziam exercícios físicos tinham três vezes mais chances de permanecer saudáveis pelos oito anos subsequentes se comparado aos sedentários. A atividade física diminui o risco de doenças cardiovasculares, acidentes vascular cerebral, diabetes, mal de Alzheimer e depressão.
As pessoas que realizavam exercício aos 60 anos eram menos propensas a ter dificuldade com as atividades do dia a dia, como tomar banho e se vestir. Depois de oito anos de acompanhamento dos pesquisadores, um quinto dos participantes foram definidos como saudáveis, sem sofrer de nenhuma doença crônica física ou mental.
Este grupo era composto de pessoas que sempre se exercitavam e dos recém-chegados ao exercício. Poucos eram aqueles que não se exercitavam. Fazer exercício regular ao longo da vida é o ideal, dizem os pesquisadores, mas existem benefícios à saúde mesmo para aqueles que começaram atrasados.
- A mensagem é manter-se ativo quando você é idoso. É um clichê, mas é o caso de usar ou perder. Você perde os benefícios se não se é ativo - comentou o autor do estudo, Mark Hamer, da Universidade College London.
No estudo, aqueles que mantinham atividade moderada ou intensa por pelo menos uma vez por semana eram quatro vezes mais propenso a envelhecer com saúde, mesmo levando em conta fatores como o tabagismo.
Hamer diz que a atividade física não necessariamente significa ir para a academia ou correr. Para ele, jardinagem e caminhadas para fazer compras também contam.
O Departamento de Saúde recomenda a todos os adultos, incluindo aqueles com mais de 65 anos, fazer 150 minutos de atividade física por semana.
- Vale a pena começar a ser ativo, já que sabemos que isto pode ajudar a reduzir o risco de doenças do coração e outras complicações - comentou à BBC Doireann Maddock, da Fundação Britânica do Coração. - Até dez minutos contam, por isso descer do ônibus algumas paradas antes ou fazer uma caminhada rápida na hora do almoço vão ajudar.
Fonte: BBC Brasil
Compartilhar

Permito o uso de cookies para: