post image

10 melhores exercícios para queimar calorias, classificados em ordem de eficácia

Você já deve ter ouvido falar tanto que exercícios aeróbicos são melhores para queimar calorias, quanto que o levantamento de peso é uma melhor aposta. Afinal de contas, o que é mais eficaz para dizer adeus a mais calorias?

De acordo com Laura Miranda, fisioterapeuta, especialista em nutrição física e personal trainer, é verdade que tendemos a gastar mais calorias no momento em que estamos correndo versus fazendo musculação, por exemplo.

“Mas o levantamento de peso, ou exercício anaeróbico, mantém nosso excesso de consumo de oxigênio pós-exercício (EPOC, na sigla em inglês), ou queima de calorias pós-treino, por horas a dias”, explica.

 

EPOC


A razão pela qual o treinamento com pesos tem um efeito de queima de calorias tão prolongado é que quanto maior a intensidade, mais oxigênio o seu corpo precisará após o treino para se recuperar e reparar os músculos.

Ao escolher os exercícios que aumentam esse efeito, há um maior retorno para seu investimento a longo prazo. “O músculo é o tecido metabolicamente mais ativo, então quanto mais dele temos, mais eficazes somos na queima de calorias durante todo o dia”, argumenta.

E quais são os exercícios que queimam mais calorias, exatamente? Confira abaixo 10 boas sugestões.

Vale mencionar primeiro, contudo, que a queima de calorias não é uma ciência exata. Aqui, ela é estimada para uma pessoa de 55 a 85 kg, de acordo com as orientações do Colégio Americano de Medicina Esportiva. Quanto mais você pesa, mais calorias tende a queimar em qualquer tarefa em particular, mas muitos outros fatores entram em jogo também, de forma que não é possível ser preciso.

1. Pular corda

667 a 990 calorias por hora (a 120 pulos por minuto)

Se você quiser queimar ainda mais calorias, pode tentar usar uma corda com peso para engajar ainda mais seus braços e ombros.

2. Corrida com subida / corrida em escadas

639 a 946 calorias por hora

“Você deve correr com esforço máximo nas escadas ou em uma colina em um ritmo que pode manter por apenas 20 segundos, e seguir com uma corrida de recuperação na metade dessa intensidade e dobro do tempo”, sugere Miranda. “Quanto mais você se esforçar durante os picos, maior será o EPOC”.

3. Kickboxing

582 a 864 calorias por hora

Miranda sugere pausas de 30 segundos de descanso para cada 90 segundos de luta.

4. Ciclismo com intensidade variável

568 a 841 calorias por hora

Pedalar em alta intensidade vai lhe dar um EPOC maior se comparado a uma pelada estável em baixa intensidade. No entanto, Miranda afirma que adicionar intervalos de alta intensidade durante um treinamento aumenta ainda mais a pós-queima.

5. Corrida

566 a 839 calorias por hora (se correr 1,5 km em 10 minutos)

Depois de correr em um ritmo constante, você continuará a queimar calorias extras durante o resto do dia.

Se quiser otimizar ainda mais o treino, adicione rajadas curtas de maior velocidade. De acordo com o personal trainer Noam Tamir, é uma boa ideia manter uma proporção de 2:1 entre corrida e descanso. Por exemplo, se você correr por 60 segundos, ande 30 segundos.

6. Treinamento funcional

554 a 822 calorias por hora

Tamir diz que um circuito HIIT (treino intervalado de alta intensidade) usando pesos kettlebells pode manter a pós-queima por 36 horas depois que você termina os exercícios.

Para obter os melhores resultados, certifique-se de que você está fazendo um circuito fluido e não parando para descansar entre cada movimento. Tamir recomenda alternar entre os movimentos da parte superior e inferior do corpo para que você possa continuar se exercitando por um período maior de tempo.

7. Bicicleta estacionária

498 a 738 calorias por hora (a um ritmo vigoroso)

Para a maior pós-queima de calorias, você pode começar com 10 segundos de pedalada intensa (100 rotações por minuto ou mais) e 50 segundos de descanso. Em seguida, passe para 15 segundos de pedalada intensa e 45 segundos de descanso, depois 20 segundos de pedalada intensa com 40 segundos de descanso, etc. Não se esqueça de aumentar a resistência à medida que avança.

8. Máquina de remo

481 a 713 calorias por hora (a 150 watts)

Esse aparelho de musculação pode ser melhor aproveitado se você remar de forma veloz por um minuto (150 watts) com períodos de descanso ativos de 30 a 60 segundos alternando entre agachamentos, flexões e pranchas.

9. Escada

452 a 670 calorias por hora (a 77 passos por minuto)

A subida de escadas proporciona uma boa mistura de exercícios aeróbicos e anaeróbicos. Para um treino mais completo, você pode segurar um haltere de um a cinco quilos em cada mão para fazer com que a parte superior do corpo também seja ativada.

10. Treinamento de força

341 a 504 calorias por hora

Você pode aumentar sua pós-queima trabalhando seus músculos até a exaustão em cada repetição, em vez de parar em um intervalo arbitrário como 10 ou 12. Miranda sugere concentrar-se nos movimentos compostos que empregam mais grupos musculares, como agachamentos e power cleans. [WomensHealthMag]

 

Fonte: HypeScience

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: