post image

10 hábitos que nos fazem envelhecer mais rápido

Rotinas diárias que consideramos corretas mas não são, hábitos dietéticos adotados em prol da silhueta ou rituais de higiene mal interpretados que danificam a pele, diminuindo sua resistência e causando, além de problemas estéticos, o envelhecimento precoce, a dermatite atópica ou a rosácea. Paloma Cornejo, dermatologista da Academia Espanhola de Dermatologia e Venereologia (AEDV) explica quais erros são os mais prejudiciais e como podemos evitá-los.


1. Usar uma bucha para se ensaboar no banho 
Elevada aos altares pelas tendências mais ecológicas, essa esponja de fibras vegetais “pode ser excessivamente agressiva com o manto hidrolipídico ? o escudo protetor da epiderme, formado por células mortas e lipídios originários das glândulas sebáceas ?, já que suas fibras arrastam tudo que encontram em seu caminho. Usá-la diariamente é deixar a pele praticamente desprotegida diante das agressões externas”, afirma a especialista, que recomenda esfoliar suavemente a pele apenas uma vez cada 15 dias.


2. Deitar-se com o rosto sujo 
A preguiça é a razão pela qual muitas pessoas vão para a cama sem retirar a sujeira e a maquiagem do rosto. “Mesmo que você não se maquie habitualmente, toda noite é necessário limpar, com um produto suave e adequado ao estado de cada pele, a sujeira acumulada durante o dia. Ainda mais se você sua muito ou vive em uma cidade”, afirma a especialista. A poluição se tornou um dos pontos que mais preocupam os especialistas em antienvelhecimento. A água micelar é um recurso fantástico para limpar a cútis em menos de 2 minutos. .O oposto também não é bom. “A higiene excessiva é um dos fatores que explicam o aumento de 300% de dermatites atópicas nos últimos 30 anos”, afirma Cornejo. Ela recomenda “aprender a conviver com as bactérias e só usar ferramentas para eliminá-las quando realmente afetem a saúde, não por costume”.


3. Tomar banho com água a mais de 36/37 graus 
Não há nada mais prazeroso do que uma ducha quente, mas a dermatologista adverte: “A água acima da temperatura corporal é uma das principais causa de desidratação epidérmica, que, unida ao uso de géis e sabões muito agressivos que alteram o pH da pele, é o primeiro passo para outras afecções mais drásticas, como a dermatite atópica”. Além disso, favorece a flacidez cutânea. O ideal é tomar banho diariamente, mas com água morna, e só ensaboar axilas, genitais e pés.


4. Não usar fotoprotetor 
Todos os dermatologistas estão de acordo: o melhor tratamento contra o envelhecimento da pele é um fotoprotetor. E não devemos limitá-lo só aos dias de praia ou piscina: “Seu uso deve ser diário, principalmente no rosto”. A especialista recomenda “utilizar um creme de tratamento facial com FPS mínimo de 30, e repetir sua aplicação pelo menos duas vezes ao dia, sem esquecer as orelhas, o decote, a nuca e, no caso de quem tem calvície, o couro cabeludo”. Além de prevenir o câncer de pele, esse hábito evita o surgimento de manchas, rugas e flacidez.


5. Não usar óculos de sol 
“São o melhor cosmético para combater os pés de galinha, já que os movimentos e gestos repetitivos são os principais responsáveis por sua aparição precoce”, afirma a especialista. Mas não valem quaisquer óculos, só aqueles que tiverem certificação oficial ? no caso do Brasil, emitida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ? e lentes seguras que evitem que os raios solares danifiquem a retina. Os óculos de sol devem ser adquiridos em ópticas.


6. Consumir álcool 
Além de causar problemas graves à saúde, consumir álcool pode provocar rosácea (vermelhidão principalmente no nariz, queixo e bochechas), desidratação, descamações e acelerar a flacidez cutânea, já que também desorganiza as fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela suavidade e elasticidade da pele. “O álcool desidrata o tecido conjuntivo porque atua como um diurético e afeta a produção adequada de vasopressina, o hormônio encarregado de indicar aos rins que absorvam as vitaminas e os micronutrientes de que o organismo necessita antes de eliminar líquidos pela urina. Quando a absorção é mínima, a pele fica fatigada, cítrica, enrugada, seca e com os poros abertos”, esclarece a especialista.


7. Não comer frutas e verduras 
Não incluir esses alimentos na dieta afeta não só o aparelho digestivo e a saúde do organismo em geral, como também provoca o envelhecimento precoce da pele. “São as melhores ferramentas para combater os radicais livres, essas moléculas de oxigênio desorganizadas que oxidam o organismo e o envelhecem”, afirma a dermatologista. Bagas, frutas vermelhas, tomates, cenouras, pêssegos, melancias, morangos, laranjas, tangerinas...


8. Fumar 
Segundo dados do Hospital Universitário de Lund (Suécia) a respeito do efeito do tabagismo na circulação sanguínea da pele, o tabaco reduz a resposta relaxante dos microvasos sanguíneos cutâneos aos diferentes estímulos em pacientes fumantes crônicos, em comparação com não fumantes. Por não haver uma boa circulação, a pele é privada de nutrientes e oxigênio, e envelhece de forma prematura.


9. Não descansar bem 
“As células do corpo se regeneram durante o sono. Por isso, quando não dormimos o suficiente, a renovação celular ? incluindo a das células da pele ? se detém e pode provocar bolsas, olheiras e vermelhidão ocular. Além disso, a falta de sono afeta a função da barreira natural da pele e pode provocar secura e maior sensibilidade às irritações”, esclarece a especialista.


10.Perfumar-se mal 
As fragrâncias que além de álcool contêm bergamota e almíscar podem provocar uma fototoxicidade em contato com os raios UV. Isso pode gerar uma reação alérgica e uma produção excessiva de melanina e pigmentação. É o que se conhece como reações fototóxicas, explica Cornejo, e são muito frequentes no verão, já que para que ocorra só é necessária a presença de uma substância fotoativa (o perfume) que, exposta à luz ultravioleta, provoca uma reação similar à queimadura solar. Na maioria dos casos, as lesões cutâneas se limitam às zonas nas quais se aplicou a fragrância e que foram expostas à luz ? orelhas, decote, axilas, partes laterais do pescoço, nuca, etc. ?, aquelas que ficaram protegidas dos raios ultravioleta pela roupa costumam sair ilesas. A dermatologista recomenda que examinemos os rótulos das toalhinhas umedecidas ? inclusive daquelas para limpar os bebês ?, do gel de banho, do sabonete e das loções para o sol, para nos assegurarmos de que esses produtos não contenham óleo de bergamota.


Fonte: ElPais

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: