post image

Fatores de risco cardiovascular são frequentes entre os idosos

A doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio (ataque cardíaco) e o acidente vascular cerebral (derrame cerebral), são a maior causa de morte entre os idosos, e a sua prevalência relaciona-se com a presença de fatores de risco cardiovascular (FRCV).Um recente estudo realizado por pesquisadores de Goiânia demonstrou que simultaneidade de dois ou mais FRCV entre idosos é elevada.

Os FRCV apresentam alta prevalência e causam impacto na mortalidade de idosos, porém, essa questão ainda se mostra desconhecida entre idosos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).Um estudo teve como objetivo principal investigar a prevalência dos FRCV em idosos usuários da atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS) em Goiânia (Goiás).

O estudo foi realizado por meio de inquérito domiciliar com 418 idosos acima de 60 anos, usuários do SUS da atenção básica de Goiânia. Foram coletados dados socioeconômicos, demográficos, estilo de vida, peso, altura, circunferência da cintura, pressão arterial e uso de medicamentos.

Os FRCV investigados foram: hipertensão arterial (pressão alta), diabete melito, obesidade total, obesidade central, dislipidemias (anormalidades do colesterol total e suas frações), tabagismo, sedentarismo e consumo de bebida alcoólica.

As prevalências dos FRCV foram: 80,4% de hipertensão arterial; 83,3% de obesidade central; 59,8% de sedentarismo; 32,2% de obesidade total; 23,4% de dislipidemias; 19,1% de diabete melito; 10,0% de tabagismo e 5,9% de consumo de bebida alcoólica. Quanto à simultaneidade, 2,4% dos idosos não apresentaram FRCV.

A simultaneidade de dois ou mais FRCV ocorreu em 87,3% dos idosos e mostra-se com maior frequência entre as mulheres.Os FRCV ocorrem de maneira simultânea em mais da metade dos idosos, e os mais prevalentes foram: hipertensão arterial, obesidade central e sedentarismo.

É preciso intensificar as estratégias de promoção da saúde e prevenção de agravos cardiovasculares em idosos usuários da atenção básica do SUS de Goiânia, principalmente entre aqueles com simultaneidade dos FRCV.

Fonte: Arquivos Brasileiros de Cardiologia.

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: