post image

Combinações de alimentos podem ajudar a diminuir o índice glicêmico

No Brasil, cada vez mais crianças têm diabetes. São 7,6 mil novos casos por ano, só de diabetes tipo 1 e uma das causas é a má alimentação. Os dados são da Sociedade Internacional de Diabetes Pediátrico e Adolescente. Algumas combinações de alimentos podem ajudar a diminuir o índice glicêmico. 

GLICEMIA E ALIMENTAÇÃO
Quando a pessoa ingere alimentos com alto índice glicêmico há liberação de grandes quantidades de insulina para manter os níveis de glicose no sangue dentro do limite normal. Se uma pessoa consome mais alimentos ricos em carboidratos, como batatas, açúcar, massas, arroz e biscoitos, ela faz com que o pâncreas trabalhe muito mais que o normal. Quando os níveis de açúcar ou glicose que circulam pelo sangue, apresentam um aumento importante, a essa glicose chamamos de glicemia.

Alimentos com índice glicêmico mais baixo liberam a insulina mais lentamente e assim mantém maior concentração de glicose. Uma dieta com baixo índice glicêmico pode auxiliar na prevenção de obesidade, além de promover maior saciedade e oxidação da gordura. E isso melhora o controle glicêmico.

Existem diversos fatores que podem influenciar o índice glicêmico dos alimentos: 
- Tipo de fibra;
- Forma de preparo (assado, frito ou cozido);
- Processamento, a consistência e associação com alimentos ricos em gorduras e/ou proteínas (refeições mistas);
- Refeições mistas e alimentos integrais tornam mais lento o processo de digestão e absorção e acarretam menor pico insulínico.

Para quem tem diabetes ou pré-diabetes, essa absorção mais gradativa também é benéfica, pela promoção de melhor controle glicêmico. Sem esquecer dos benefícios das fibras à saúde intestinal.

O arroz branco está muito presente na mesa do brasileiro e a parceria com o feijão é ótima, pois o feijão é uma excelente fonte de fibras. Mas não é recomendado comer o arroz branco puro. O ideal é aliar uma boa porção de salada, vegetais e grelhados associados. A presença das fibras dos vegetais deixa a absorção do amido mais lenta, evitando os picos de insulina e glicose.

Um bom prato saudável deve ter fibras, proteínas e até mesmo azeite de oliva em sua composição. Essas combinações permitem que o carboidrato do arroz branco seja absorvido gradativamente pelo organismo. Além da combinação do prato saudável, o arroz pode conter cenoura, brócolis ou espinafre.


Fonte: G1

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: