post image

Além da saúde: os benefícios da atividade física para o humor e bem-estar

Você provavelmente já ouviu que a prática regular de exercícios não beneficia apenas saúde, mas é também uma aliada da mente. No caso de quadros como depressão, ansiedade e estresse, a atividade física é uma forte aliada tratamento não-medicamentoso. Muitas pesquisas mostram que praticar alguma modalidade, principalmente as aeróbicas — atividades com alto gasto calórico e consumo de oxigênio como a natação, corrida, bike –, traz benefícios positivos para a saúde mental, como a melhora os níveis de serotonina, que influencia no bem-estar e autoestima e a melhora da qualidade do sono. De acordo os estudos, a influência do exercício é tão poderosa que, quando os voluntários analisados interromperam a rotina de treinos, sofreram alterações no humor.

Buscando esclarecer como o a atividade física influencia na mente, os cientistas destacam duas hipóteses: a "presença da fadiga", em diferentes intensidades, como uma entidade psicológica capaz de promover mudanças no comportamento para a própria segurança do indivíduo e a "elevação da temperatura central", observada em nosso organismo durante a prática, que está relacionada a menor nível de ansiedade e consequentemente melhora do humor.

E não é preciso muito, viu? São necessários apenas 10 a 30 minutos de exercício físico para se obter melhoras no humor e bem-estar quando aplicados de maneira coerente ao público e intensidade. Os benefícios podem durar em até 5 horas após o treino, que deve ser realizado sempre a supervisão de um profissional de educação física. Aqui vão algumas dicas de atividades aliadas da mente para diferentes perfis:

- Para jovens iniciantes, pedalar ou correr em intensidade moderada — 60 a 70% da frequência cardíaca máxima — já promove mudanças positivas.

- Para jovens fisicamente ativos, que gostam e já estão acostumados com exercício intenso, o ideal para receber os benefícios é pedalar em alta intensidade — acima de 85% frequência cardíaca máxima — com duração entre 10 a 15 minutos de maneira intervalada, ou seja, 30 segundos com carga alta seguidos de 30 segundos com carga leve.

- Para idosos saudáveis, a caminhada de leve intensidade com progressão para moderada, entre 10 a 30 minutos é o mais indicado para melhorias psicobiológicas.


Fonte: UOL
Enviada por JC

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: