post image

Quer emagrecer? Contamos quais são as melhores e as piores dietas

Todo ano a mesma promessa: dessa vez vou emagrecer! E não precisa nem ser janeiro para que esse pensamento apareça, toda segunda-feira é dia de renovar esse voto, que muitas vezes é quebrado antes mesmo do final de semana chegar. Mas será que o problema não está na forma como a dieta é feita? Existe uma grande oferta de dietas da moda na internet e mesmo nas livrarias, e é tentador apenas ler o que os sites falam e não buscar ajuda médica. A ideia de emagrecer muitos quilos por semana atrai a atenção, mas logo vira pesadelo quando você tenta manter por muito tempo ou voltar "para a vida normal". Isso sem falar da sua saúde.

A grande sacada está em mudar sua vida para ter o peso ideal e também saúde de uma maneira mais permanente. Pensando nisso, o UOL VivaBem resolveu reunir um time de nutricionistas, nutrólogos e endocrinologista para avaliar 16 dietas e indicar quais são as melhores e piores e servir de guia para você.

Conversamos com Andrea Pereira, médica nutróloga nos Ambulatórios de Obesidade, Síndrome Metabólica e Cirurgia Bariátrica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo); Guilherme Giorelli, diretor científico da Associação Brasileira de Nutrologia do Rio de Janeiro (ABran-RJ); Maria Edna de Melo, presidente da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica); Mariana Del Bosco, especialista em Fisiologia do Exercício pela Unifesp e mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) e Mônica Beyruti, especialista em Fisiologia do Exercício pela Unifesp e em Nutrição em Cardiologia pela Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo).

O resultado foi o seguinte: 

Dieta Mediterrânea 

1ª dieta no ranking
Baseada na alimentação dos países banhados pelo Mar Mediterrâneo (Itália, Grécia, França e Espanha), ela visa uma mudança completa de estilo de vida, que leva ao emagrecimento por incluir alimentos saudáveis com atividades leves no dia a dia.

Dieta Dash 
2ª dieta no ranking
Essa metodologia controla as quantidades de sódio e é indicada como guia alimentar para quem tem ou quer prevenir a pressão alta, que pode impactar indiretamente no peso --ou mesmo diretamente, se o tamanho das porções for controlado.

Dieta Mind 
3ª dieta no ranking
Fusão entre a dieta mediterrânea e a Dash, a Mind busca prevenir problemas mentais (em inglês, mind significa mente), mas uma alimentação saudável dessa forma ajuda no controle de peso.

Dieta TLC 
4ª dieta no ranking 
Focada no combate ao colesterol e proteção da saúde do coração, a dieta reduz as gorduras saturadas consumidas no dia, o que pode levar ao emagrecimento. Com controle de porções, é uma boa para perder peso.

Dieta dos pontos 
5ª dieta no ranking
O método conta calorias através de pontos e não controla os tipos de alimentos ingeridos, apenas a energia consumida. Apesar das dúvidas sobre essa liberdade, pode ser saudável se feita com supervisão.

Dieta vegetariana 
6ª dieta no ranking
Este modelo de alimentação (e estilo de vida) preconiza a retirada das carnes ou mesmo de alimentos derivados de animais, mas pode ajudar a emagrecer quando feita de forma correta.

Dieta paleolítica 
7ª dieta no ranking
Que tal voltar a se alimentar como seus antepassados? Essa dieta corta industrializados, massas e tudo que não existia no período paleolítico. No entanto, é complicada de ser seguida.

Jejum intermitente 
8ª dieta no ranking 
O método consiste em ficar sem se alimentar algumas horas por dia ou mesmo um ou mais dias da semana, além de controlar a alimentação quando comer. Bastante em moda, é preciso ter cuidado com o que se come nos intervalos.

Dieta Dukan 
9ª dieta no ranking
Reduzir carboidratos e priorizar proteínas e gorduras: a dieta Dukan tem quatro fases e promete um emagrecimento rápido, mas é polêmica, principalmente com relação à manutenção do peso perdido.

Dieta Atkins 
10ª dieta no ranking
Percursora das dietas ricas em proteínas, a Atkins foi reformulada recentemente e também prioriza proteínas e gorduras, diminuindo os carboidratos. Mesmo assim, é difícil de ser mantida.

Dieta do metabolismo rápido 
11ª dieta no ranking
Baseada em um livro norte-americano, esse método muda sua alimentação três vezes na semana, por 28 dias. É trabalhoso e não parece realmente afetar o metabolismo.

Dieta do ovo 
12ª dieta no ranking
De vilão a mocinho, o ovo entra como base nessa alimentação com baixo consumo calórico diário, no entanto, não vale a pena consumir tantos ovos como esse método indica.

Dieta cetogênica 
13ª dieta no ranking
Criada inicialmente para ajudar quem tem epilepsia, a dieta reduz drasticamente os carboidratos para usar a energia das gorduras do corpo e mostrou eficácia no emagrecimento. Mas o método é bastante difícil de ser seguido e traz sintomas ruins.

Dieta Whole30 
14ª dieta no ranking
O desafio, que virou moda na internet, é ficar 30 dias sem álcool, doces, cereais e alguns grãos. No entanto, ao contrário do que a moda diz, ela não é tão saudável, principalmente por sua restrição.

Dieta da sopa 
15ª dieta no ranking
Trocar uma ou mais refeições por sopa é um método muito usado no Brasil, mas que nem sempre é tão vantajoso, pois pode reduzir a ingestão de nutrientes importantes.

Dieta líquida 
16ª dieta no ranking
O método troca as refeições por sopas, sucos ou shakes e normalmente é usado para perder um pouco de peso em períodos curtos e é muito popular no Brasil, mas pode trazer restrições alimentares sérias.

Critérios do Ranking 
As dietas do Ranking das Dietas UOL VivaBem foram avaliadas nos seguintes critérios: 
Eficácia: em que foi avaliado o quanto a dieta realmente ajuda na perda de peso; 
Saudabilidade: os especialista analisaram o quanto a dieta pode prejudicar ou melhorar a saúde; 
Simplicidade: a dieta é fácil de seguir? Especialistas mensuraram o quanto a dieta dava trabalho e tinha ingredientes fáceis de achar; 
Variedade: foi avaliado a quantidade de alimentos e nutrientes diferentes que essa dieta abrange; 
Manutenção: depois que o peso perdido, é fácil mantê-lo? O item analisou o resultado dessas dietas em longo prazo.


Fonte: UOL
Enviada por JC

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: