post image

Chimpanzés escolhem suas amizades com base em afinidades

As similaridades que seres humanos têm com chimpanzés é notória. Sabe-se, por exemplo, que nosso DNA tem compatibilidade de 98% com o dessa espécie de primata, mas novas pesquisas revelam ainda mais semelhanças entre o homem e esse animal. A mais recente delas está documentada em estudo conduzido pela Universidade de Viena, na Áustria, e pela Universidade de Zurique, na Suíça, que aponta que chimpanzés escolhem companheiros baseados em afinidades comportamentais. O assunto foi destaque no periódico científicoEvolution and Human Behavior.
A descoberta foi possibilitada após a observação de 38 primatas da espécie, em dois zoológicos, com pesquisadores analisando tanto dados obtidos através de estudos comportamentais tanto o toque físico realizado entre os chimpanzés (no mundo animal, um sinal de amizade).
Essa foi a primeira vez que essa preferência —também vista em relações humanas e definida cientificamente como homofilia— foi identificada em chimpanzés.
Para os cientistas, os chimpanzés desenvolveram a homofilia por que lhes proporciona parcerias mais confiáveis, que ocorrem quando dois animais têm tendências comportamentais e estado emocional similares.
\"Descobrimos que macacos mais sociáveis e extrovertidos preferiam a companhia de outros macacos assim, enquanto macacos menos sociáveis e tímidos preferiam estar junto a macacos mais introvertidos\", diz o pesquisador Jorg Massen, na divulgação do estudo. 
Fonte: UOL
Compartilhar

Permito o uso de cookies para: