post image

Saúde do homem: prevenção é fundamental para uma vida saudável

Hábitos saudáveis e cuidados preventivos são importantes para manter a qualidade de vida. Campanhas de conscientização e acesso a informações e médicos contribuem para a mudança do comportamento dos homens.

“Os homens estão buscando se cuidar mais, realizando consultas não apenas quando já possuem algum sintoma. Observamos isso principalmente nas grandes cidades, onde o acesso é mais fácil ao especialista”, afirmou o urologista Delson Filho.

O especialista explica que a mudança de comportamento sobre o cuidar na saúde reflete na realização de exames preventivos, antes tabu para homens, como o toque retal. “Já temos uma mudança de realidade no sentido da realização do toque real. Pacientes até cobram quando o médico não realiza. Eles estão cada dia mais preocupados com a saúde e cobrando essa assistência”, contou.

O urologista alerta ainda que causas psicogênicas têm afetado a saúde homem. “Notamos uma demora maior na procura ao médico quando se trata de questões sexuais. As causas para os problemas podem ser orgânicas e/ou psicológicas. Temos atendido jovens na faixa de 20 anos com queixas. Normalmente são causas psicogênicas. Entre elas, transtorno de ansiedade e depressão”, ressaltou Delson Filho.

Andropausa

A queda na produção do hormônio masculino afeta uma parcela menor da população masculina, quando comparada quanto ao impacto da menopausa na vida das mulheres. “Fala-se menos da alteração hormonal no homem, pois a andropausa afeta apenas de 10 a 15% dos homens. O sintoma mais típico nos homens é o desânimo geral para as atividades do dia a dia, além da queda da libido. Após exame, quando constatada a necessidade, ocorre a reposição hormonal de forma contínua, permitindo uma melhor qualidade de vida ao homem”, esclareceu o urologista Delson Filho.

Em Teresina, a clínica DMI conta com quadro de especialistas e espaço de exames, onde o homem pode cuidar da sua saúde com conforto em um só lugar.

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: