post image

O trabalho da Fonoaudiologia no tratamento de idosos com a doença de Alzheimer

 

“Eu sinto medo de esquecer da minha infância; de olhar pra uma criança e não saber o que fazer ou o que dizer”, já dizia Os Vitrolas na canção Alzheimer. A canção remete ao receio imaginativo de uma pessoa em não se lembrar de momentos importantes da sua vida. O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva que se manifesta apresentando deterioração cognitiva e da memória em curto prazo; esta enfermidade necessita de assistência médica de diversas áreas, entre elas a Fonoaudiologia, que age na diminuição das dificuldades do idoso ao se alimentar, na mastigação e deglutição, por exemplo.

 

No Brasil, é comemorado anualmente em 09 de dezembro o Dia do Fonoaudiólogo. Data que celebra a importância dos profissionais da área, que são responsáveis pelo cuidado, tratamento e prevenção de doenças e distúrbios da linguagem humana, através da audição, fala e escrita. A profissão de fonoaudiólogo tem um amplo campo de atuação, que pode ser desenvolvida não somente em consultórios, mas também em escolas, empresas, e em outras instituições que necessitam de profissional qualificado quando se refere a comunicação.

 

Se tratando da doença de Alzheimer, os serviços do profissional de Fonoaudiologia é de supra importância; por meio da Fonoterapia, por exemplo, é possível trabalhar os músculos da face e da laringe do idoso, auxiliando na mastigação e na deglutição, para que ele não se engasgue e não tenha tantas dificuldades no ato de se alimentar. Estima-se que existam mais de 45 milhões de pessoas vivendo com demências no mundo e que esse número irá dobrar a cada 20 anos, segundo dados disponibilizados pelo Instituto Alzheimer Brasil (IAB)

 

A Fonoaudióloga, Silva Carvalho, que atua na DMI, explica como o profissional de Fonoaudiologia pode auxiliar no tratamento de idosos com a doença de Alzheimer. "Com o crescimento da expectativa de vida, a atuação fonoaudiológica é cada vez mais frequente em doenças progressivas, degenerativas como a Doença de Alzheimer, que acometem com maior prevalência a crescente população idosa. A fonoaudiologia passa a dispor de suas técnicas e procedimentos em favor de uma boa qualidade de vida do portador da Doença de Alzheimer, contribuindo efetivamente para o precoce diagnóstico e para o tratamento com enfoque na comunicação e na deglutição. A intervenção terapêutica da comunicação baseia-se na estimulação cognitiva, por ser uma complexa coleção de funções mentais que incluem memória, atenção, percepção, compreensão, aprendizagem, resolução de problemas e raciocínio, entre outras" relata.

 

Todo ser humano nasce totalmente dependente, ou seja, enquanto bebês nós precisamos de auxílio para as atividades diárias como tomar banho, nos vestirmos, na alimentação; e no processo de envelhecimento voltamos para mais uma vez a essa dependência. Muitos idosos com a doença de Alzheimer vão apresentar essas necessidades muito antes de um idoso com o processo de envelhecimento mais saudável. Alguns sintomas em idosos com doença de Alzheimer são:

 

·         Perda de memória;

 

·         Perda de orientação no tempo e espaço

 

·         Perda de atenção

 

·         Perda da fala

 

·         Perda da capacidade para resolver problemas

 

 

A Fonoaudióloga Silvia informa quais são as principais orientações práticas aos pacientes, para um melhor desenvolvimento. "É importante orientar os pacientes quanto à noção de tempo e espaço, por exemplo, colocar o calendário em local de fácil acesso, a fim de que o portador do problema saiba qual o dia e o mês em que está. Constantemente, o paciente deve ser estimulado a verificar as horas, para que seja adotada uma rotina no qual ele não se sinta ansioso e nem sofra alterações emocionais. Não alterar a localização dos móveis em casa é bem importante, de modo que o paciente possa ter dificuldades com alterações no ambiente doméstico. A nomeação das coisas e a troca verbal deve ser atividade constante, para que através da comunicação e da audição os mecanismos cognitivos estejam sempre em atividade", comenta.

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: