post image

Cuidado redobrado com as crianças no período de férias

As tão esperadas férias chegaram! Esse é um dos momentos em que as crianças ficam com altas expectativas de se divertir, com muita energia e imaginação; mas também é uma ocasião de muito cuidado por parte dos pais ou responsáveis, que precisam redobrar a atenção e evitar acidentes oportunos durante a diversão dos pequenos.

Quedas, lesões, queimaduras, fraturas e ingestão de materiais toxicológicos, são alguns dos principais acidentes ocasionados ao longo do período de férias. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica (SBOP), a região mais atingida nas crianças é o membro superior, cerca de 26% dos casos, sendo a fratura mais comum no antebraço, principalmente o punho. Já no membro inferior a perna é a parte mais atingida.

Se a criançada for ficar em casa, é necessário ter atenção quanto as tomadas, fios elétricos, medicamentos e produtos químicos; quando em contato a esses objetos e o seu uso incorreto, queimaduras e intoxicação podem ser provocadas, respectivamente. É muito importante que os pais orientem seus filhos sobre os riscos de acidentes e mantenham certos produtos guardados em locais de difícil acesso.

O Pediatra José Maurício Raulino, que atua na DMI, informa quais são os principais cuidados que os pais precisam se atentar em relação às crianças no período de férias. "No período de férias, pelo fato das crianças passarem mais tempo em casa, os cuidados devem ser redobrados principalmente em relação a acidentes domésticos. É muito importante a vigilância constante, principalmente com líquidos quentes, colocando os cabos de panelas para dentro, proteção das tomadas, além de águas por risco de afogamento e acidentes de trânsito com o uso de cadeirinha" ressalta.

Mas e se forem viajar, o que é recomendado? Geralmente, neste período que se estende por volta de um a dois meses, dependendo do ambiente escolar, as famílias costumam viajar para praias, passear em clubes e parques de diversões. O Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que na praia, por exemplo, é importante que as crianças estejam sempre acompanhadas; tomar cuidado com o sol e ressalta a importância de se manter as unhas curtas e higienizadas, evitando infecções mediante a coceiras em regiões de eventuais picadas de insetos.

O pediatra José Maurício comenta ainda quais são os casos mais comuns atendidos e que orientações sugere aos pais ou responsáveis no cuidado e atenção às crianças. "Os principais casos são acidentes por queimadura e quedas. Quanto a casos mais graves que levam a óbito, os que se destacam são por afogamento e sufocação. Então, é recomendável aos pais ficarem atentos e procurar manter o ambiente o mais seguro possível", relata.

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: