post image

Médicos lançam documento com orientações sobre proteção solar

A Sociedade Brasileira de Dermatologia lançou ontem o Consenso Brasileiro de Fotoproteção, primeiro documento com recomendações sobre proteção solar no país. Entre as orientações está a indicação do uso de filtro solar com o fator mínimo de proteção 30 e a formalização de que se deve evitar a exposição ao sol das 10h às 15h - com exceção da região Nordeste, onde a radiação solar já é alta a partir das 9h.
As diferenças climáticas e populacionais motivaram os médicos a criar um consenso nacional sobre o tema.
\"Não dá para importar recomendações de países tão diferentes, como os Estados Unidos\", disse Sérgio Schalka, coordenador do consenso, que teve a participação de 24 especialistas.
Já é comprovado que a fotoproteção previne o câncer de pele. O do tipo não melanoma é o câncer mais comum no Brasil - só no ano que vem haverá 182 mil novos casos.
\"Podemos interferir na incidência e mortalidade com a fotoproteção correta, que não se resume em uso do filtro solar na quantidade certa. É preciso aliar outras formas de proteção, como uso de bonés e óculos de sol\", diz Marcus Maia, do Programa Nacional de Controle do Câncer de Pele da sociedade.
\"image\"
Fonte: Folha de S. Paulo
Compartilhar

Permito o uso de cookies para: