post image

Janeiro Verde alerta para câncer de colo do útero

O HPV (Papilomavírus Humano) é um vírus que infecta pele ou mucosas (oral, genital ou anal), tanto de homens quanto de mulheres. A maior vítima da infecção é o público feminino, por ser grupo propício às ameaças do câncer de colo do útero, este que é responsável pela quarta maior causa de mortes de mulheres por câncer no Brasil.

O câncer de colo do útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina. Segundo o último dado divulgado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 6.365 mulheres, em 2017, perderam a vida por causa da doença no país.

A ginecologista da DMI, Márcia Rodrigues, explica quais os sinais predominantes em que a mulher pode identificar a possibilidade de estar com HPV. “A maioria das mulheres quando sofre infecção pelo HPV, pode permanecer por longos períodos assintomáticas, por isso é importante rastrear. Mas, depende do tipo de HPV e do sistema imune pessoal, no qual propicia o surgimento de sintomas, como sangramento intermenstrual, sangramento pós-coito persistente, corrimento serossanguinolento e fetido e, formações verrucosas em vulva”, informa.

A profissional ressalta ainda as orientações de prevenção sugeridas à população sobre o Papilomavírus Humano.

“Mesmo sem sintomas, mulheres de 25 a 64 anos, devem realizar o Papanicolau anualmente, por dois anos consecutivos. Uma vez esses dois exames sendo negativos e a mulher permaneça sem sintomas, poderá aumentar o intervalo entre prevenções para de e três em três anos. Além disso, a vacina quadrivalente contra o HPV pode ser usada, por homens e mulheres, em três doses, dos 15 aos 45 anos, através da aquisição em Clínicas Privadas. As meninas, dos 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos podem receber gratuitamente, duas doses, nas unidades básicas de saúde”, explica a ginecologista.

O Brasil é um dos líderes mundiais em incidência de HPV. As vítimas preferenciais são mulheres entre 15 e 25 anos, embora a doença também acometa os homens. A prevenção do câncer não se aplica em apenas tomar a vacina, mas principalmente, ser realizado o exame Papanicolau para eficácia na identificação de lesões ainda na fase pré-maligna.

 

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: