post image

Ovários Policísticos: 7 a 20% das mulheres em idade fértil podem ser atingidas pela doença

Irregularidade menstrual, alteração dos níveis hormonais, aumento de pelos e obesidade são alguns dos fatores que podem indicar a presença da Síndrome do Ovário Policístico (SOP). Uma alteração hormonal mais comum em mulheres na idade fértil pode atingir de 7 a 20% do público feminino.

A causa da doença ainda não é totalmente esclarecida, mas estudos apontam a possibilidade de haver uma ligação entre a síndrome e a resistência à ação da insulina no organismo, gerando um aumento do hormônio na corrente sanguínea levando à formação de cistos nos ovários. A ginecologista da Dmi, Marina Ayres, informa os fatores que contribuem para a presença de ovários policísticos e os exames a serem realizados para sua identificação.

"A Síndrome do Ovário Policístico é um distúrbio hormonal que acomete mulheres em idade reprodutiva que pode causar aumento dos ovários e formação de pequenos cistos na região periférica. O diagnóstico é feito através do exame clinico de Ultrassom Ginecológico (Transvaginal ou endovaginal) e exames laboratoriais. A sua causa é multifatorial e incluem fatores genéticos e ambientais", explica.

É importante lembrar que ter ovários policísticos não é sinônimo de sofrer com a SOP e seus sintomas. Com isso, o tratamento se torna diferente para ambos os casos. Para conviver bem com a síndrome é fundamental realizar uma mudança no estilo de vida com alimentação equilibrada, rica em vitaminas e minerais e a prática de exercícios físicos.

Quanto mais cedo a identificação dos sinais e problemas hormonais, mais ágil será o tratamento da doença. "O diagnóstico e tratamento precoce podem reduzir complicações à longo prazo, como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. Há uma dependência da queixa clínica do paciente. É indicado ao tratamento a inclusão da utilização de pílulas anticoncepcionais, hipoglicemiante oral como a metformina, controle de peso e do aumento de pelos, sobretudo o tratamento de infertilidade", finaliza a especialista.

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: