post image

B R O BRÓ provoca baixa umidade do ar e afeta saúde respiratória

Com a chegada do período mais quente do ano no Piauí, o B R O BRÓ, as altas temperaturas tendem a contribuir para a baixa umidade do ar. Com esse índice inferior a 40%, a saúde respiratória pode ser afetada e provocar irritabilidade de vias aéreas, piora dos processos alérgicos e desidratação.

Dados do boletim meteorológico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), apontam que a umidade relativa do ar está abaixo de 20% no Piauí e alerta a população no Estado.

Segundo o otorrinolaringologista da Dmi, Antônio Luís de Lima, as complicações provocadas na saúde respiratória das pessoas podem evoluir rapidamente. "Essa época se caracteriza por piora dos processos alérgicos tanto de via aérea superior, como via aérea inferior. Ocorre também um aumento da irritabilidade nasal e de garganta, isso tudo porque há uma perda da barra de proteção mucoide, se fica desidratado e aumenta a chance de irritabilidade com substâncias irritativas e potencialmente alergênicas. Além disso, a perda dessa barra mucoide vai gerar uma chance maior de infecções virais e bacterianas", explica.

Então, neste período mais quente do ano no Piauí, que compreende os meses de setembro a dezembro, é recomendável o aumento de hidratação. Deve ser feita bastante ingestão de água e líquidos, que são fundamentais para uma melhor qualidade de vida e muito necessários nesse período do ano.

image

O médico comenta que tem percebido em pacientes a piora dos processos alérgicos e irritabilidade pelo uso de máscara. "Por estarem usando máscara, as pessoas bebem cada vez menos água, por questão de proteção. Mas não é só isso, o uso de máscara gera um processo de irritabilidade de via aérea, o que aconselhamos é que, sempre que possível, as pessoas tentem beber bastante água durante o dia, levar sempre uma garrafinha ou o que achar pertinente", relata o otorrinolaringologista.

Antônio Luís de Lima recomenda ainda que as pessoas façam a compensação ao sentirem irritabilidade. "Sempre que tiver a sensação de piora dos sintomas, seja irritabilidade de via aérea ou até mesmo falta de ar, tente sempre fazer a compensação, com o uso de bacia de água ou umidificador de ar nos ambientes que frequentar mais, principalmente nos ambientes domésticos, à noite, por exemplo. Isso é algo que ajuda bastante a melhorar a qualidade de vida de todos", conclui o especialista.

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: