post image

Síndrome de Asperger é a mesma coisa que autismo?

A síndrome de Asperger é uma condição que faz parte do transtorno do espectro autista (TEA), sendo considerada um tipo de autismo brando.

Os transtornos do espectro autista são distúrbios que afetam o desenvolvimento neurológico caracterizados principalmente pela dificuldade de comunicação e de interação social, além de padrões de comportamentos repetitivos e restritivos. O espectro recebe esse nome porque engloba uma série de condições que variam de intensidade, desde graus mais leves até mais severos. Mas todas estão relacionadas com as características listadas acima.

A síndrome de Asperger é um desses transtornos, só que um dos mais brandos. Chamada de autismo leve ou autismo nível 1 pelos especialistas, ela provoca os mesmos sintomas do autismo clássico, mas em uma escala menor. Pacientes que têm Asperger normalmente apresentam dificuldade para se comunicar e tendem a repetir frases ou falas de forma mecânica, porém, essa dificuldade não tem um impacto tão nítido em suas interações e relações sociais.

A rotina é muito importante para as pessoas que têm transtorno, já que elas sentem imensa dificuldade em experimentar coisas novas, sair da zona de conforto e manter atenção focada por muito tempo. No entanto, elas têm a capacidade cognitiva preservada e dificilmente apresentam comportamentos agressivos. Além disso, no autismo leve, o indivíduo tem uma autonomia maior e consegue levar uma vida praticamente normal.

É importante lembrar que a síndrome de Asperger (assim como qualquer outro nível de autismo) não é uma doença, e sim uma condição. Não há, portanto, uma cura, mas existem tratamentos e terapias comportamentais que podem ajudar as crianças com diagnóstico de autismo a conviver melhor com outras pessoas e ter mais autonomia.

Fonte: Portal Drauzio Varella

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: