post image

Burocracia é pior que crise ou inflação, indica estudo

Nem inflação mais alta, nem crescimento fraco. As maiores barreiras ao desenvolvimento de pequenos negócios no Brasil são o excesso de burocracia e as dificuldades logísticas. É o que revela pesquisa com 1.429 empresários feita pelo Centro de Pesquisas em Estratégia do Insper, que incluiu uma pergunta sobre os maiores empecilhos à expansão das companhias de menor porte. Para 25,8% dos entrevistados, problemas como a papelada são mais nocivos do que aspectos negativos da conjuntura econômica.

\"É um resultado surpreendente\", afirma José Luiz Rossi Júnior, pesquisador do Insper. \"Mostra que há impedimentos do dia a dia que atrapalham demais as pequenas empresas e mobilizam recursos que poderiam estar indo para investimentos.\"

A enquete com representantes de negócios de pequeno e médio porte, feita com apoio do Santander, foi realizada em outubro e novembro.

Em segundo lugar entre os problemas apontados, aparece o aumento da taxa de juros nos últimos meses, apontada como principal barreira por 25,6% entrevistados.

Segundo Rossi Júnior, as pequenas empresas são mais dependentes de linhas de financiamento de curto prazo, como capital de giro, cujo custo é bastante sensível à elevação dos juros básicos.

\"Embora a alta de juros recente seja conjuntural, eles partem de um patamar elevado\", diz Júlio César Durante, consultor do Sebrae-SP.

Durante ressalta que falta estrutura às pequenas empresas para lidar com problemas como o excesso de burocracia e a dificuldade de conseguir empréstimos.

\"Empresas grandes têm departamentos jurídicos e tributários, as menores, não, e isso dificulta muito\", diz.

DIFICULDADES

Ele afirma que uma parcela não desprezível do faturamento das pequenas empresas é destinada a cobrir os custos para cumprir com suas obrigações.

O empresário André Fernandes diz sentir isso no cotidiano de sua consultoria, a MV Engenharia de Alimentos, com 12 anos de mercado.

Ele conta que há complicações pequenas e frequentes como o fato de que certos bancos não aceitam o pagamento de determinadas contas ou a dificuldade em quitar uma obrigação atrasada.

Recentemente, Fernandes levou dois meses para receber uma ordem de pagamento feita por uma empresa espanhola para a qual tinha prestado serviços no Brasil.

\"Isso atrapalha o negócio, a área financeira faz um planejamento contando com aquela receita\", diz.

Fernandes afirma que há profissionais que o procuram para abrir um negócio e acabam desistindo. \"Não raro são necessárias documentações diferentes, que precisam ser apresentadas em diferentes órgãos públicos\".

Ana Paula Vironez enfrentou isso para abrir uma loja de tintas. O excesso de documentação e a lentidão dos processos fizeram com que a inauguração, ocorrida em novembro, atrasasse dois meses.

\"Perdi o melhor período para minha loja se tornar conhecida antes do fim do ano\", diz ela.

\"image\"

Fonte: Folha de S. Paulo

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: