post image

Doenças graves podem ser evitadas com a realização de exames de check-up

Um dos setores mais afetados pela pandemia de Covid-19 foi a saúde. A rotina do dia a dia no trabalho ou outras atividades e o medo de contrair o vírus provocaram uma redução na realização de check-ups e exames no Brasil. Dados de uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde apontam que cerca de 31% das pessoas do gênero masculino não tem o hábito de ir ao médico e, quando o fazem, 70% tiveram a influência da mulher ou de filhos. 

O check-up tem um papel importante para ajudar a prevenir doenças por meio da informação e da realização de ações de prevenção. Essas ações incluem a vacinação, o estabelecimento de uma dieta equilibrada, orientações para parar de fumar, dentre outros. A médica clínica geral da Dmi Cláudia Sampaio informa as ações que são realizadas de orientação e atendimento ao paciente.

image

“Sempre orientamos que as pessoas façam seus exames de rotina e check-up pelo menos uma vez ao ano. Dentre os principais exames que costumamos solicitar ao laboratório estão os de sangue como hemograma, lipidograma, glicemia, dentre outros e assim analisarmos como vai a saúde do paciente. Em nosso trabalho atendemos às queixas mais comuns como cefaleia, dores abdominais e identificamos já no início, o quadro clínico do paciente sendo possível assim repassar as devidas orientações. Dependendo da avaliação realizada podemos encaminhar para um especialista, que dará prosseguimento ao atendimento”, explica.

Consultas e exames preventivos são fundamentais para manter a saúde em dia, ajudando a detectar doenças e desequilíbrios no organismo, principalmente aqueles que não dão sinais logo no início. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), na pandemia houve um aumento de 30% no número de mortalidade de pacientes por doenças cardiovasculares, por exemplo. Outro dado impactante disponibilizado pela Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) revela uma queda de 46,4% na quantidade de mamografias realizadas no país, nos meses de março a agosto de 2020, comparado ao mesmo período do ano anterior.

A médica Cláudia Sampaio explica que a realização de check-up deve começar ainda na adolescência. “É recomendado que pessoas a partir de 12 anos já façam o seu check-up. O clínico geral começa a atender a partir dessa idade e, antes disso, a recomendação é de que esse público seja encaminhado ao pediatra. Importante lembrar que, às vezes, o paciente subestima algo que esteja sentindo e pode levar a consequências sérias, se alguma doença não for identificada precocemente. Sempre devemos cuidar da nossa saúde e na Dmi nós temos todos os exames e tudo de mais moderno, com respeito efetivo aos protocolos sanitários”, finaliza a clínica geral.

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: