post image

Alimentação adequada é importante aliada de quem pratica atividades físicas

Muitas vezes, especialmente no verão, a busca por uma alimentação balanceada e a prática de atividade física dá vez à procura por resultados estéticos rápidos. O que muita gente desconhece, porém, é que a prática de atividade física traz exigências nutricionais, com particularidades referentes à composição corporal e aos objetivos que se quer atingir.

Um erro muito comum entre as pessoas que querem perder peso rapidamente é praticar atividade física em jejum. Embora a \"queima\" de gordura possa ser potencializada devido a baixas concentrações de açúcar no sangue — a hipoglicemia —, o rendimento físico fica sensivelmente prejudicado.

Evite comer grandes porções de alimentos próximo ao início da atividade, pois a capacidade digestiva varia de pessoa para pessoa. O ideal é consumir a quantidade de alimentos habitual para não dilatar o estômago. Evite alimentos gordurosos, condimentados ou estranhos à sua dieta, porque podem causar enjoos, náuseas, diarreias e dores de cabeça ou abdominais, entre outros transtornos.

Prefira consumir alimentos ricos em carboidratos como frutas, cereais e macarrão, pois possuem fácil digestão e geram energia para a atividade física. Porém, evite o consumo excessivo de alimentos de elevado índice glicêmico, pois aumentam a taxa de açúcar no sangue.

Neste caso opte por consumir alimentos com alto índice glicêmico junto com fibras como cerais integrais, frutas e hortaliças, pois surte um efeito positivo sobre a glicemia. No entanto, a quantidade indicada varia de acordo com o tempo entre as refeições e o horário que você vai começar a sua atividade física.

A hidratação também é muito importante durante a atividade física. Confira como se hidratar da maneira correta:

Antes: quatro horas, recomenda- se beber de 5 a 7 ml de líquido para cada 1 kg de peso e duas horas, de 3 a 5 ml de líquido para cada 1 kg de peso

Durante: com grande perda de suor, após uma hora de exercícios, é necessário repor os sais perdidos na transpiração, como sódio e cloro. Opte por água de coco ou isotônicos

Depois: beba de 1,5 litro de líquido para cada 1 kg de peso perdido

Após a atividade física preocupe-se com a reposição nutricional das suas reservas de energia e proteína. Nas duas primeiras horas, combine fontes de proteína (leite, iogurte) e de carboidratos de alto índice glicêmico (pães, massas, batatas, mandioca).

Fonte: Zero Hora

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: