post image

Palmito: valores nutricionais, benefícios e como incluí-lo na alimentação

Você conhece os benefícios de comer palmito? Ele é uma fonte de importantes nutrientes para o organismo. Neste artigo, falamos quais são eles e como você pode incluí-lo em sua alimentação.

O palmito é um alimento tenro, versátil, saudável ??e bem saboroso. Ele vem de várias palmeiras comuns na América do Sul e é exportado para diferentes partes do mundo. Há diversos benefícios no consumo de palmito, que certamente enriquece a gastronomia de muitos países.

Após uma longa colheita, os agricultores removem a casca e as camadas fibrosas ao redor de um cacho de folhas não maduras ou do coração da palmeira. O palmito tem textura e sabor suaves, sendo um dos principais ingredientes de muitos pratos franceses.

Segundo a revista Agronomía Mesoamericana, há uma tendência mundial crescente de seu consumo, principalmente na forma de conservas. O Instituto Boliviano de Comércio Exterior indica que a França é o principal importador do mundo, seguida pelos Estados Unidos e Argentina.

Valores nutricionais do palmito

Vamos revisar os valores dos macro e micronutrientes mais importantes do palmito em conserva, que também contém água, sal e ácido cítrico.

Macronutrientes

O palmito possui um baixo teor de calorias, um teor quase nulo de gordura e um alto teor de água. Além disso, ele é rico em fibras entre os carboidratos não digeríveis. Tudo isso faz dele um alimento ideal para dietas de emagrecimento.

De acordo com a tabela de composição de alimentos, cada 100 gramas de palmito contêm:

Calorias: 36

Proteínas: 4%

Gordura: 0,06%

Carboidratos totais: 3,6%

Fibra: 3,57%

Água: 91%

Minerais

A mesma tabela de composição indica os percentuais das recomendações diárias que o palmito cobre para alguns minerais:

Cobre: 70% da recomendação diária.

Potássio: 38% da recomendação diária.

Zinco: 36% da recomendação diária.

 

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: