post image

Tratamento precoce de alergia alimentar auxilia no combate de infecções

Náuseas, vômitos, diarreia, coceira na boca e inchaço costumam ser os principais sintomas de alergia alimentar. Diferente da intolerância a determinados alimentos, a alergia alimentar é caracterizada por reação a um determinado alimento que envolve um mecanismo imunológico, com variável apresentação clínica em sintomas, que podem estar presentes na pele, sistema respiratório e sistema gastrointestinal. De acordo com o Departamento Científico de Alergia Alimentar da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) destacam que o Brasil ainda não possui marcadores oficiais acerca da população com alergia alimentar, porém, a prevalência parece se assemelhar com a literatura internacional, que mostra que aproximadamente 8% das crianças com até dois anos de idade e 2% dos adultos com algum tipo de alergia alimentar.

Os principais alimentos responsáveis por reações alérgicas são leite, ovos, soja, trigo, amendoim, castanhas, peixes e frutos do mar.  Carlos Alves, alergologista e imunologista da clínica Dmi, explica sobre as doenças provocadas por alergias e orientações que são feitas aos pacientes. "Entre as doenças mais prevalentes do nosso dia, destacamos as alergias respiratórias como a rinite alérgica, a asma, alergias alimentares a crustáceos, frutas, dentre outros alimentos. Qualquer alimento ou aditivo alimentar pode causar uma reação alérgica e nós orientamos que as pessoas com alergias alimentares devem eliminar da sua dieta os alimentos que desencadeiem reações", disse.

Na rotina médica, o alergologista costuma lidar com o diagnóstico de alergia a picadas de inseto, como formiga, abelhas e vespas, como também as alergias a medicamentos, antibióticos, anti-inflamatórios, dentre outras categorias. O médico Carlos Alves orienta a busca de um profissional qualificado em casos de diagnóstico e tratamento.

image

"Para que a gente detecte e consiga identificar a causa da alergia, nós lançamos mão de alguns exames e testes alérgicos afim de diagnóstico. Dentre os testes mais comuns, nós destacamos os destinados para alimentos, aos aeroalérgicos que são os inalantes, e para inseto, como também os testes de contato, o de bateria padrão e bateria cosméticos. A nossa orientação é que o indivíduo que necessitar de investigação e tratamento na área de imunologia procure um profissional especializado e cuide da sua saúde mental, corporal e alimentar. Nós podemos investigar, tratar e traçar a estratégia terapêutica mais eficaz para cada tipo de alergia. Conheça os serviços da Dmi e ligue para (86) 3221-0099", conclui o alergologista.

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: