post image

Alterações hormonais podem provocar insônia e excesso de fome

Problemas metabólicos e distúrbios hormonais são muito comuns, atualmente, na vida das pessoas. Essas alterações costumam provocar diversas reações e sequelas no corpo como cansaço excessivo, dificuldades para dormir, má digestão e insônia. Esse tipo de problema atinge principalmente as mulheres, devido as fases de menstruação, gravidez e menopausa.  Contudo, boa parte dos homens também tem sido afetados por alterações hormonais após os 50 anos.

Diversas doenças podem ser geradas através dos distúrbios hormonais como diabetes, malformação de glândulas endócrinas, hipertireoidismo e ovários policísticos. A endocrinologista da Dmi, Ana Mychelly Duarte Lima, informa quando as pessoas devem procurar ajuda profissional para avaliação e tratamento.

“O endocrinologista deve ser procurado sempre que o indivíduo tenha alguma alteração hormonal ou metabólica, dentre os principais estão fatores de colesterol, esteatose hepática, tireoide e metabolismo do osso, como osteoporose. Crianças que tenham obesidade, distúrbios de crescimento e puberdade também devem ser levadas para consultas e avaliações hormonais para se ter um direcionamento preciso. Tem uma gama de diagnósticos que são necessários e avaliados pelo profissional endocrinologista”, explica.

image

A partir da descrição dos sintomas, o diagnóstico é feito pelo médico endocrinologista com a ajuda de exames de sangue e de imagem. “Os exames de sangue irão mostrar os níveis hormonais e os de imagem podem mostrar a presença de tumores e o tamanho das glândulas. Alimentação adequada indicada pelo nutricionista e exercícios físicos regulares contribuem bastante para o controle hormonal e melhoram a qualidade de vida. Se notar algum sintoma que pode indicar um distúrbio hormonal, procure um médico. Na clínica Dmi estamos prontos para lhe atender”, recomenda a endocrinologista Ana Mychelly Duarte.

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: