post image

Fisioterapia tem se tornado forte aliada para reabilitação pós-covid de pacientes

Ao longo da pandemia de Covid-19, diversas sequelas após a infeção pela doença foram descobertas e os estudos tiveram que evoluir para se avaliar formas de tratamento das consequências no corpo. Uma das áreas de grande importância para tratar algumas sequelas é a fisioterapia, que atua na reabilitação das pessoas, tratamento multidisciplinar, técnicas específicas e, sobretudo, voltadas ao treinamento respiratório e da musculatura respiratória, simplificado o incremento de força e resistência. Dados do Ministério da Saúde mostram que mesmo após a cura da Covid-19, cerca de 40% dos doentes continuam com algum tipo de sintoma ou desenvolvem novos problemas ligados à doença, depois que deixam como UTIs ou enfermarias. 

Dentre as principais sequelas da Covid-19 destacam-se uma função pulmonar prejudicada, fadiga, fraqueza muscular, limitação da mobilidade e da capacidade de realizar atividades diárias, delírio e mudanças cognitivas e desordens mentais e psicológicas. A fisioterapeuta da clínica Dmi Wilma Keury explica como a fisioterapia tem atuado na reabilitação de pacientes e melhora da saúde muscular e motora.

“O Covid deixa sequelas como dores musculares e dificuldades na respiração. A fisioterapia tem uma alta importância na recuperação de pacientes pós-covid, ela não tem sentido de melhorar tanto como sequelas, como também na missão de devolver o indivíduo uma melhor qualidade de vida. Alguns recuperados da doença demonstram fraqueza muscular e perda da capacidade pulmonar e é necessário ser feita uma avaliação para indicação do melhor tratamento ”, explica.  

imagem

Estudos mostram que 73% dos pacientes infectados pelo novo coronavírus relatam pelo menos um sintoma persistente, que dura semanas ou meses. Os principais procedimentos realizados são eletroterapia como ultrassom, infravermelho, dezenas, ventosaterapia e terapia manual. Wilma Keury destaca ainda ações executadas no setor para uma avaliação e tratamento efetivos do paciente.

“Trabalhamos com predisposição pulmonar e dores musculares, sequelas essas provocadas pela doença. O nosso setor oferece alguns tratamentos como analgésicos, antiinflamatórios, reeducação motora e pulmonar e, tudo que pode melhorar como dores tanto musculares, articulares e respiratórias. Recomendamos aos pacientes que ao sentirem dificuldade de movimentação do corpo e para relacionados ao vírus, que busquem o auxílio de um profissional especializado da clínica Dmi para tentar minimizar os efeitos da doença. Teleatendimento: (86) 3221-0099 ", conclui a fisioterapeuta.

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: