post image

B-R-O-Bró provoca piora de doenças respiratórias e ressecamento de pele

O período de BR-O-BRÓ já teve início e com ele as temperaturas altas e calor intenso no Piauí. Esse cenário mais quente e com pouca chuva provoca a baixa umidade relativa do ar e piora o quadro de algumas doenças respiratórias como rinite, asma e tosse alérgica, como também no ressecamento labial e de pele, irritabilidade nasal e de garganta. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) revelam que em Teresina a umidade do ar está em torno de 31%, temperatura média de 35º e sensação térmica de 35,3º.

Neste mês de setembro, início oficialmente o período mais quente do ano no Piauí. A meteorologia prevê taxa de até 39º e baixa umidade. Antônio Luís de Lima, otorrinolaringologista da clínica Dmi, informa como o calor intenso afeta a saúde respiratória. "Essa época se destaca por piora dos critérios alérgicos tanto de via aérea superior, como via aérea inferior. Ocorre também um aumento da irritabilidade nasal e de garganta, isso tudo porque há uma perda da barra de proteção mucoide, se fica desidratado e aumenta a chance de irritabilidade com substâncias irritativas e potencialmente alergênicas. Além disso, a perda dessa barra mucoide vai gerar uma chance maior de doenças virais e bacterianas ", explica.

image

A pele também tem sido criada fortemente nesse período e como precauções são consideradas para a proteção corporal. O dermatologista Lauro Rodolpho recomenda o uso de protetor solar em horários específicos do dia. “Na nossa região, as altas temperaturas são bem intensas desde as primeiras horas do dia. A partir das 8h ou 8h30 da manhã a radiação já é bem incômoda para a pele e diante disso, eu recomendo que a partir desse horário as pessoas já utilizem o protetor solar para se proteger do sol. Mas o horário crítico de radiação é entre 10h e 15h. Analisando o cenário climático do nosso Estado, já recomendo cuidados de 8h até as 16h30. A queimadura acontece se o indivíduo estiver exposto à radiação, principalmente, à radiação ultravioleta do sol.Em nossa região, para que o calor causar queimaduras é difícil porque não há temperatura necessária para isso.

O Inmet orienta que as pessoas bebam bastante líquido e evitem a exposição ao sol e atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes. "Sempre que tiver uma sensação de piora dos sintomas, seja irritabilidade de via aérea ou até mesmo falta de ar, tente sempre fazer uma compensação com o uso de água ou umidificador de ar nos ambientes que freqüentar mais, principalmente nos ambientes domésticos, à noite , por exemplo. Isso é algo que ajuda bastante a melhorar a qualidade de vida de todos. Procure a Dmi e cuida da sua saúde respiratória ", conclui o otorrinolaringologista Antônio Luís de Lima.

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: