post image

Cérebro de idosos é mais lento porque eles sabem mais

O cérebro de idosos parece desacelerar com a idade porque eles têm muita informação para computar, algo parecido com um disco rígido cheio. Alguns cientistas discordam que isto ocorreria por um declínio cognitivo, como costuma-se dizer.

\"O cérebro humano funciona mais devagar na terceira idade apenas porque ele armazena mais informação ao longo do tempo. O cérebro dos mais velhos não fica mais fraco. Pelo contrário, eles simplesmente sabem mais.\", afirmou ao “Telegraph” Michael Ramscar, da Universidade de Tubinga, na Alemanha.

Usando computadores, os pesquisadores modelaram a recuperação da memória de diferentes fases da vida de um adulto, descobrindo que quando o banco de memória dos computadores era menor, o seu desempenho se assemelhava ao de um jovem adulto. Já quando o computador foi programado para recordar informações a partir de um banco de dados maior, ele pareceu com o de um adulto mais velho. Geralmente ele ficava mais lento, mas não porque a sua capacidade de processamento tinha piorado. Ou seja, o aumento da “experiência” tinha levado o banco de dados também a crescer, necessitando de mais tempo para processar a informação.

\"Imagine alguém que sabe o aniversário de duas pessoas e pode lembrá-los perfeitamente. Você diria que esta pessoa tem uma memória melhor do que aquela que sabe dois mil aniversários, mas consegue corresponder a pessoa certa ao aniversário em nove de dez vezes?\", questionou Ramscar.

Ao calibrar os modelos de computador para trabalhar com conjuntos de dados linguísticos, a equipe de Ramscar descobriu que os testes de recuperação de memória não levam em conta a diferença da quantidade de vocabulário entre pessoas mais jovens e mais velhas.

\"Esqueça sobre ao esquecimento\", comentou ao “Independent” outro pesquisador, Peter Hendrix. \"Se eu quisesse que um computador parecesse com um adulto mais velho, eu tinha que manter todas as palavras aprendidas na memória e deixá-las competir por atenção.

O estudo fornece mais uma explicação de por que, à luz de todas as informações adicionais que têm de processar, poderíamos esperar que cérebros mais velhos sejam mais lentos e esquecidos do que os mais jovens. Pesquisadores dizem que alguns testes cognitivos, utilizados para medir a capacidade mental, podem, inadvertidamente, favorecer os jovens.

Um teste cognitivo chamado “aprendizagem emparelhado associado” convida pessoas a lembrar um grupo de palavras que não estão relacionadas, como “gravata” e “biscoito”. Estudos têm demonstrado que os jovens são melhores neste teste, mas os cientistas acreditam que idosos têm mais dificuldade de lembrar grupos sem sentido por outro motivo.

\"Isto simplesmente demonstra que a compreensão da linguagem pelos idosos é muito maior\", disse Harald Baayen, do grupo de pesquisa de Linguística Quantitativa de Alexander von Humboldt. \"Eles precisam fazer mais esforço para lembrar palavras sem relação porque, ao contrário de jovens, eles sabem muito mais sobre as palavras\".

O estudo foi publicado no “Journal of Topics in Cognitive Science”.

Fonte: O Globo

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: