post image

Otimismo melhora desempenho físico de idosos

Cultivar sentimentos positivos é uma das formas de garantir boa saúde – e diversos estudos já provaram isso. Agora, uma pesquisa britânica mostra que o otimismo está ligado a um envelhecimento mais saudável: segundo o estudo, idosos que encaram a vida de forma positiva têm um desempenho físico em atividades diárias, como andar e se vestir, melhor do que aquelas que costumam ser mais pessimistas. 

Essas conclusões foram publicadas na edição desta semana do periódico Canadian Medical Association Journal (CMAJ).

Participaram do estudo 3.200 pessoas com mais de 60 anos. Elas foram orientadas a dizer o quão se identificavam com afirmações como “eu gosto das coisas que eu faço”, “eu gosto de estar na companhia de outras pessoas” e “eu me sinto cheio de energia durante o dia”. Os pesquisadores também avaliaram o desempenho físico dos voluntários em atividades do dia a dia, como caminhar, tomar banho e se vestir.

Segundo as conclusões, os participantes que demonstraram estar menos satisfeitos com suas vidas foram até três vezes mais propensos a ter problemas em realizar essas atividades. “O nosso estudo fornece ainda mais evidências de que bons sentimentos são relevantes para o desempenho físico e a mobilidade na velhice”, diz Andrew Steptoe, pesquisador da Universidade College London, na Grã-Bretanha, e coordenador do estudo.

Fonte: Veja

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: