post image

Malefícios do fumo passivo às crianças

Aplicando um teste que mede a presença de cotinina (substância produzida a partir da quebra da molécula de nicotina) na saliva e no sangue, especialistas americanos conseguiram identificar a exposição de 600 crianças ao tabaco. O objetivo do estudo — publicado no periódicoPediatrics — era averiguar se a fumaça do cigarro aumentava a ida dos pequenos que sofriam com asma ao hospital.

Dessa forma, os pesquisadores acompanharam os participantes durante um ano e viram que 17% deles retornaram ao consultório nesse período. Entre a criançada que sofria com a doença respiratória e que tinha contato com fumantes, o índice dobrou.

E não é só a meninada asmática que sofre com as baforadas. Um trabalho da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo mostrou que crianças que convivem com o fumo passivo sofrem mais problemas de audição.

Os estudiosos chegaram a essa conclusão após avaliar a capacidade auditiva de 145 indivíduos com idades entre 8 e 10 anos. Eles notaram, então, que a resposta a sons daqueles que respiravam a fumaceira era mais falha em relação à da turma que vivia longe do cigarro. Por isso, evitar fumar perto do seu filho ou levá-lo a locais com fumantes podem ser boas atitudes para preservar a saúde do pequeno.

Fonte: Revista Saúde É Vital

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: