post image

Cocaína pode causar infarto até em jovens, alerta cardiologista

“A estilista Graziela Gonçalves, ex-mulher do cantor Chorão, disse ao sair do sepultamento do vocalista do Charlie Brown Jr., que  o músico era usuário de drogas, e ela perdeu a batalha contra essa praga mundial”.”Questionada sobre qual seria o tipo de droga utilizada pelo ex-marido, ela afirmou que era cocaína.

“Não era crack, era cocaína. Fazer o que? Celebridade todo mundo quer fazer uma preza’. Eu espero que essas pessoas escutem isso e fiquem na consciência de cada uma delas“, completa.

“Uso de cocaína é responsável por cerca de um quarto dos ataques cardíacos em pessoas com idade inferior a 45 anos. Outros efeitos cardiovasculares da cocaína incluem a formação de trombos, via ativação da agregação das plaquetas, e maior produção de tromboxano (elemento coagulante), arritmias e vaso espasmo, podendo levar ao infarto do miocárdio mesmo em pessoas jovens, sem placas de aterosclerose.” Alerta do  cardiologista Rui Fernando Ramos , do Instituto Dante Pazzanese. Ele explica:

“ Em diferentes estudos, aproximadamente dois terços dos infartos ocorreram em até três horas após o consumo de cocaína, variando de um minuto a quatro dias e, aproximadamente, 25% ocorreram no prazo de 60 minutos.”

O cardiologista que atende vítimas da cocaína descreve a ação da droga e seus efeitos no coração:

-cocaína é absorvida pela mucosa do nariz , da boca e dos tratos genital, urinário, gastrointestinal e respiratório

- aparece em exames de sangue, urina, cabelo , suor, saliva

- aparece também no leite materno

- uso crônico da cocaína representa maior risco de infecção, hepatite viral e AIDS

- dor torácica é sintoma frequente de usuários de cocaína,quando procuram serviços de emergência : nestes pacientes, infarto , arritmias, miocardite, dissecção e ruptura aórtica, vasculite e aneurisma de artéria coronária devem ser sempre considerados. ”

– causa miocardite (inflamação do miocárdio) ,achado comum na necrópsia de usuários de cocaína. O mecanismo mais provável é a reação de hipersensibilidade levando à inflamação dos vasos sanguíneos (vasculite) e miocardite induzida pela efeito tóxico da adrenalina

–causa dilatação global do coração (miocardiopatia dilatada), também documentada entre usuários de cocaína, provavelmente resultado dos efeitos tóxicos diretos sobre o coração, que levam à destruição de miofibrilas, fibrose intersticial, dilatação do miocárdio e insuficiência cardíaca. O hiperefeito da adrenalina cocaína-induzido pode produzir necroses no coração e outras mudanças da estrutura do coração

– o hiperefeito da adrenalina cocaína-induzido pode produzir necroses no coração e outras mudanças da estrutura do coração

– entre as alterações associadas ao consumo de cocaína estão a taquicardia sinusal e bradicardia, bloqueios elétricos do coração, morte súbita por fibrilação ventricular , taquicardia ventricular

- abuso de cocaína pode produzir uma variedade de outras complicações cardíacas, incluindo hipertrofia cardíaca patológica, endocardite infecciosa entre os usuários por via intravenosa, isquemia dos vasos sanguíneos abdominais e aceleração da aterosclerose.”

Fonte: JovemPan/UOL

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: