post image

Receitas para preparar com a meninada

Incentivar as crianças a participarem de forma mais ativa da preparação das refeições faz com que elas topem experimentar novos alimentos de forma natural, sem cara feia. Inclusive, há vários estudos comprovando que essa estratégia funciona. Por exemplo: em uma investigação do Centro de Pesquisa Nestlé, na Suíça, essa experiência foi proposta a 47 pais e crianças de 6 a 11 anos. Os pequenos que toparam auxiliar os adultos na cozinha comeram 76% mais salada e 27% mais frango em relação aos que preferiram brincar. 

Quer ideias de receitas simples que podem ser feitas com a meninada? Pois veja abaixo algumas sugestões da nutricionista Ana Paula Del Arco, da consultoria Capitão Pão, em São Paulo. Há indicações das tarefas que podem ser executadas pelos pequenos. Ah, não se esqueça de convidar a criança a experimentar os ingredientes separados, durante a utilização. No processo, o adulto explica por que cada um desses alimentos é importante para a saúde. 

1- Bolo de Laranja

Ingredientes

1 laranja com casca
3 ovos grandes ou 4 ovos pequenos
1 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa rasa) de fermento em pó

Modo de preparo

Lave a laranja com casca, corte as extremidades e descarte.  Divida a fruta em quatro partes e retire as sementes e o talo do meio. Para a criança participar da brincadeira, separe os ingredientes em recipientes com as medidas certas.  Dependendo da idade, ela também pode quebrar os ovos em um potinho separado. A criança coloca todos os itens e as partes da laranja no liquidificador para bater até que a massa fique uniforme. Ela deve untar a forma com óleo e farinha de trigo e, junto com o adulto, colocar a massa do bolo na forma. Asse em forno a 180°C por 30 minutos.

2- Lanche com pasta de ricota e ervas

Ingredientes 

1 xícara (chá) de ricota fresca
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 copo (de 170 g) de iogurte natural sem açúcar
2 colheres (sopa) de cheiro verde
Sal a gosto
Fatias de pão de forma integral ou bisnaguinha integral

Modo de preparo

A criança amassa a ricota com garfo.  Ela também pode lavar o cheiro verde e picar as folhas com as mãos. O adulto separa todos os ingredientes em recipientes, já com as medidas certas. A criança coloca todos eles, exceto o pão, no processador ou liquidificador e bate com a supervisão do cuidador até que vire uma pasta. O minichef monta os lanches, espalhando a pasta de ricota com uma espátula nas fatias de pão.

3- Salada Colorida

Ingredientes 

6 folhas grandes de alface
1 cenoura média
1 beterraba pequena
1 lata de milho
12 tomates cereja

Modo de preparo

A criança lava todos os ingredientes, principalmente os tomates e o alface.  O adulto deve ralar a cenoura e a beterraba e reservar. Com a mão, a criança pica as folhas de alface. Convide o pequeno a montar a salada em um recipiente, salpicando, com as mãos, um pouco de alface, de cenoura ralada, de beterraba ralada, de milho e tomate, repetindo o processo.

4- Salada de frutas

Ingredientes 

1 mamão papaya
1 banana
1/2 manga
15 uvas
1 maçã
10 morangos
2 kiwis
2 laranjas espremidas 

Modo de preparo

A criança lava os ingredientes, principalmente as uvas, a maçã e os morangos. O adulto pica todas as frutas e coloca cada uma em um recipiente separado. Ele também deve espremer as laranjas, separando o suco em um potinho. A criança mistura tudo e mexe delicadamente com uma colher para que o suco da laranja molhe todos os pedaços.

Fonte: MdeMulher

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: