post image

Receita de torta de limão zero açúcar, glúten e lactose

Ingredientes

Massa

- 2 xícaras (chá) de farinha de arroz (200g)
- 1 xícara (chá) de fécula de mandioca (100g)
- 1 ovo (50g)
- 3 colheres (sopa) de adoçante culinário (24g)
- Água (70 ml)

Creme

- 3 xícaras (chá) de leite de soja (600 ml)
- 1 vidro de leite de coco light (200ml)
- ¾ xícara (chá) de adoçante culinário (80g)
- 6 colheres (sopa) de amido de milho (60g)
- Suco de 2 limões

Suspiro

- 3 claras de ovo (105g)
- 1 xícara (chá) de adoçante culinário (105g)
- 1 colher (chá) vinagre branco (4 ml)
- 1 colher (sobremesa) amido de milho (7g)

Modo de preparo

Massa

Em um recipiente, misture todos os ingredientes até obter uma mistura quebradiça. Coloque a massa no fundo e nas laterais de uma forma de fundo removível (22cmx7cm) e leve assar em forno pré-aquecido em 180ºC por aproximadamente 35min. Tire do forno e reserve.

Creme

Coloque em uma panela todos os ingredientes, exceto o suco de limão. Leve para cozinhar em fogo baixo, até obter um creme homogêneo. Retire do fogo, coloque em uma tigela e leve gelar até esfriar. Depois de frio, adicione o suco de limão e bata na batedeira até obter um creme liso. Reserve.

Suspiro

Em uma panela, coloque as claras com o adoçante, misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até que as claras percam sua viscosidade. Desligue o fogo, transfira para uma batedeira e bata em velocidade alta, adicionando o vinagre e o amido de milho por aproximadamente de 5 minutos ou até obter um suspiro firme. Com o auxílio de uma colher coloque porções desse creme em uma assadeira forrada com papel manteiga. Leve ao forno pré-aquecido à 180ºC até que os suspiros estejam dourados.

Montagem

Com a massa dentro da forma adicione o recheio e leve para gelar por aproximadamente 2 horas, retire da geladeira e decore com os suspiros prontos.

Dica: se desejar coloque o creme de suspiro em um saco de confeitar com bico pitanga e porcione em uma assadeira forrada com papel manteiga.

 

Rendimento: 27 porções de 50g
Tempo de preparo: 1h15 minutos
Calorias por porção: 101 Kcal

Fonte: Revista Viva Saúde

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: