post image

Os perigos da mente distraída

Alguns acham que médicos e pais se apressam ao obrigar crianças naturalmente cheias de energia a se adaptarem aos padrões adultos. Quando estamos em situações em que temos que atuar sob pressão -digamos que Neymar se aproxima de você para marcar o gol do desempate ou você tem apenas 24 horas para salvar o sistema financeiro global -, nossas diretivas internas, quando conseguimos nos manter calmos o suficiente para pensar nelas, normalmente se resumem a variações sobre um único tema: \"Concentre-se!\".
A capacidade de focar é importante não apenas em crises.As distrações diárias chegam não aos poucos, mas às centenas, e a pessoa que é capaz de desligar-se delas e concentrar-se sobre a tarefa que tem pela frente goza de vantagem evidente. Mas não é fácil fazer isso.
\"É claro que gostaríamos de pensar que nossa atenção é infinita\", escreveu no \"New York Times\" Maria Konnikova, autora de \"Mastermind: How to Think Like Sherlock Holmes\" [Genial - como pensar como Sherlock Holmes]. \"Realizar tarefas múltiplas simultaneamente é um mito persistente. O que fazemos, na realidade, é desviar nossa atenção de uma tarefa para outra. Duas coisas negativas decorrem disso. Não dedicamos tanta atenção a uma só coisa e sacrificamos a qualidade de nossa atenção.\"
Konnikova propõe uma solução para esse problema: ela cita pesquisas indicando que a prática relativamente simples da meditação consciente pode melhorar nossa capacidade de concentração. 

\"Esses esforços fazem sentido: o que está na base do estado de consciência é a capacidade de prestar atenção. É exatamente isso o que Holmes faz quando junta as pontas dos dedos ou exala uma nuvem fina de fumaça: concentra sua atenção sobre um único elemento. De alguma maneira, não obstante a aparente pausa em sua atividade, ele emerge sempre muito à frente de seus colegas que despendem muita energia.\"
Derrotar a concorrência com uma atenção concentrada pode ser desejável num mundo competitivo adulto, mas a busca do ideal de Holmes pode ser levada longe demais e de maneira precoce.
Um estudo dos Centros de Controle de Doenças constatou que, nos Estados Unidos, um em cada cinco meninos em idade escolar e uma em cada dez crianças em idade escolar já receberam o diagnóstico de transtorno de deficit de atenção com hiperatividade (TDAH) -um aumento de mais de 40% em relação à década passada.
Esses números levam alguns a pensar que pais e médicos estão se apressando demais a forçar crianças naturalmente cheias de energia a se adaptar aos padrões do comportamento adulto.
Como estamos falando dos EUA do século 21, há um comprimido para resolver o problema. \"Cerca de dois terços das pessoas diagnosticadas hoje recebem prescrições de estimulantes como Ritalina ou Adderall, que podem melhorar drasticamente a vida de quem tem TDAH, mas também gerar dependência, ansiedade e psicose ocasional\", relatou o \"New York Times\". Os casos de abuso dessas drogas vêm aumentando, não apenas como medicamento, mas como \"auxílio para o estudo\" para estudantes de todas as idades.
O autor Ted Gup escreveu sobre seu filho David, diagnosticado com TDAH aos cinco anos de idade. Quando David morreu de um misto de álcool e drogas aos 21 anos, em 2011, Gup se viu como parcialmente responsável.
\"Sem saber, entrei em conluio com um sistema que desvaloriza a terapia e se apressa a medicar. Com isso, inadvertidamente transmiti a mensagem de que a automedicação é aceitável\", escreveu. 

Essa mensagem, disse Gup, tornou-se parte de \"uma era em que os meios de comunicação funcionam como um grande empório de drogas supostamente capazes de resolver tudo, desde problemas de sono até sexo. Receio que a própria condição humana esteja se transformando em condição médica\".
Fonte: The New York Times - Peter Catapano
Compartilhar

Permito o uso de cookies para: