post image

Em defesa do Oiaqui (ou, as virtudes ocultas da fofoca)

Politicos, jornalistas, pastores, padres, enfermeiras, médicos, psicólogos, administradores... enfim, são tantas as profissões cujo exercício se fundamenta em obter e compartilhar informações detalhadas da vida dos outros. Ontem, por exemplo, alguém da empresa me procurou, com os olhos arregalados, dizendo: "você sabia que a Heloísa está grávida"? Uma típica fofoca, não é? Mas como está informação (ou fofoca?) tem importância estratégica!! 

Ora, a Heloísa comanda um dos nossos departamentos mais relevantes, e não há ninguém treinado para substituí-la de imediato. 

"Mas, substituí-la?" - você poderá perguntar. Isso mesmo: não nos esqueçamos de que 30 % das grávidas desenvolvem, durante os 3-4 primeiros meses da gravidez, condições extremamente limitantes, tais como a hiperemese gravidica (náuseas, vômitos, desidratação) que costumam resultar em muitas entradas em pronto-socorros e até internações hospitalares. 

Assim, o acesso precoce à informação de que Heloísa está grávida foi fundamental do ponto de vista da operação organizacional, pois imediatamente comecei a busca por alguém que possa iniciar um treinamento naquela função, para evitar surpresas futuras. 

Portanto, a fofoca desfruta de uma imerecida má fama. Até porque a fofoca quase sempre não se constitui numa mentira, mas sim num fato que quase aconteceu. Mesmo assim, os dicionários a definem como "uma conversa sobre outras pessoas, geralmente envolvendo detalhes não confirmados". Mas, com certeza, essa é uma prática muito benéfica para a nossa espécie, pois há pesquisadores afirmando que, desde a origem da humanidade, a fofoca é o tema central de 70 por cento das conversas, em qualquer país, em qualquer nível cultural... 

E agora a literatura científica está trabalhando para resgatar a reputação da fofoca, até porque no ambiente universitário ela frutifica com grande viço: um artigo recente, publicado na revista "Psychological Science", defende a tese de que a fofoca tem sua utilidade social, pois, segundo os autores, comentar das pessoas pelas costas melhora a cooperação, reforça o código moral, pune as pessoas egoístas e recompensa as altruístas. 

Se as pessoas ficam sabendo que estão sendo isoladas por mau comportamento, elas vão se comportar melhor da próxima vez. Se isso for verdadeiro, conclui-se que a fofoca é muito importante no ambiente executivo. Pois é, ela nos ajuda a saber quem evitar, aponta os chefes ameaçadores, aproxima as pessoas e reforça a cultura da empresa. Mas, para que a fofoca atinja seus objetivos benéficos, aquele que é objeto de inspiração da história precisa tomar conhecimento da conversa que está rolando sobre ele. Daí a importância dos divulgadores virais, como é o caso das mídias sociais, colunas de imprensa, reuniões de família, casamentos, etc. 

Mas, na verdade, ainda assim, muito pouco do que falam de nós, pelas costas, chega ao nosso conhecimento. E por isso perdemos muitas chances de corrigir nossos hábitos e comportamentos. Assim, ferramentas como o Oiaqui cumprem uma valiosa função educadora, pois põem o alvo da fofoca cara a cara com a crítica, sem o incomodo e os riscos de identificar nominalmente seu divulgador. 



jcerqueira@uol.com.br

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: