post image

Falta de criatividade: existe remédio pra isso?

A criatividade tem seus primórdios na infância e por isso é de suma importância que as crianças aprendam a inventar brincando e com isso imaginar. “Toda criança é artista. O problema é como permanecer artista depois de crescer.” – Picasso. Infelizmente, para alguns, essa habilidade não foi bem desenvolvida na infância ou simplesmente parece ser difícil demais ser criativo. A boa notícia é que a criatividade pode ser estimulada, basta tomar algumas simples atitudes. 

A primeira é: tenha um baú de ideias. Muitas vezes estamos fazendo algo comum relacionado ao nosso cotidiano, como dirigindo ou tentando dormir, quando de repente eis que surge uma ideia. Às vezes é um pensamento solto, quase sem sentido, mesmo assim anote! Mais tarde aquele pedaço de ideia poderá ajudá-lo a criar algo maior. “Quando perguntaram a Einstein onde era seu laboratório, ele tirou uma caneta e respondeu ‘Aqui!’ ” Trecho do livro, Einstein – O Enigma do Universo de Huberto Rohden. 

A segunda dica é: seja curioso. “Se a curiosidade matou o gato, descubra qual foi a arma do crime e converse com as testemunhas.” – Rebeca Soares. A criatividade é movida a curiosidade e por isso os maiores inventores são tão curiosos. Converse com várias pessoas, pesquise culturas, viaje, leia, faça tudo o que puder para aprender mais.

Outra dica importante é aprender a não julgar antes de conhecer. Por mais estranho que pareça, o preconceito atrapalha a criatividade, porque ele bloqueia a mente e impede que o ser humano adquira novos conhecimentos.

Também aprenda a gostar dos problemas. Poucas pessoas conseguem enxergar as grandes oportunidades que os problemas nos trazem, mas isso é verdade: é na crise onde as melhores ideias podem surgir. Então encare seus problemas como uma escada que te levará a um andar mais alto na vida.

E por último, mas não menos importante: divirta-se e mantenha sempre o bom humor.Segundo uma pesquisa divulgada no livro “The Progress Principle: Using Small Wins to Ignite Joy, Engagement, and Creativity at Work”, o bom humor aumenta em 50% as chances de ter uma ideia criativa. Por isso, quando estiver cansado ou triste, faça uma pausa, vá fazer algo que lhe seja prazeroso e depois volte a trabalhar.

Além disso, algumas pessoas têm técnicas próprias para aflorarem a criatividade: tomar um banho quente, ouvir música, ficar sozinho, usar o computador, assistir uma aula de história, conversar com um idoso, observar uma criança, jogar pôquer... Em fim, você pode acabar descobrindo novas técnicas que te deixarão mais imaginativo.

Fonte: Administradores.com.br

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: