post image

OS PERIGOS DO MACHISMO

O 10º Salão Medplan de Humor teve ”paquera” como tema. Assim como nas edições anteriores, o sucesso do evento se confirmou mais uma vez, seja através do número de inscritos, seja com a diversidade geográfica dos participantes. Foram recebidos 1.100 trabalhos, vindos de 45 países e quatro continentes, todos envolvidos em uma só temática: ilustrar por meio da charge o ritual que antecede qualquer tentativa de se aproximar de alguém que desperte interesse amoroso.

A comissão organizadora recebeu obras belíssimas, que sensibilizam até mesmo o mais frio dos corações. Contudo, para a surpresa dos organizadores, muitos desenhos chamaram a atenção pelo significado que muitos homens atribuíram ao tema. Esses chargistas confundiram paquera com machismo, delicadeza com violência contra a mulher, conquista com cultura do estupro, sedução com objetificação do corpo feminino.

Mas será que confundiram mesmo?

Pesquisas feitas mundo afora documentam que o machismo e a violência contra a mulher registram índices alarmantes. Sim, o século é o XXI, o ano é 2018 e a mulher ainda continua sendo subjugada e desacreditada, independente de qual cultura se esteja mirando e de qual idioma estamos falando. E é exatamente isso que alguns dos desenhos recebidos por países da Europa, Ásia, América e África nesta edição retratam: a evidência de uma cultura opressora dos homens sobre as mulheres, sem limites para barreiras geográficas.

 

image
Para evitar constrangimento ao leitor, a ilustração deste chargista passou por tratamento visual.

 

Assim, essa assustadora constatação aponta outro compromisso social que passa a assumir o Salão Medplan de Humor: o de contribuir para educar adultos e crianças no sentido de aprenderem que, se os homens não cultivarem o respeito e admiração pelas mulheres, jamais saberão o que vem a ser a felicidade de conquistar o amor e a amizade da mulher amada.

 

image
Para evitar constrangimento ao leitor, a ilustração deste chargista passou por tratamento visual.

 

image
Uma situação comum da mulher em seu ambiente de trabalho.

 

 *Divulgamos poucas imagens recebidas para ilustrar o assunto abordado.

 *Dados captados da Revista Glamour

 

 A.R
Contribuição: J.C Dantas

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: